Stella Yeshua, Kivitz e Silvera estreiam o projeto Óbvio com álbum de referências retrofuturistas

O disco chega acompanhado do lançamento do clipe da faixa Essencial, já disponível no Youtube

“Incontestável” e “evidente” são dois termos diretamente ligados aos significados que a palavra “óbvio” carrega. A ideia de um projeto musical que reúna os artistas Stella Yeshua, Kivitz e Silvera pode causar um estranhamento à primeira vista. Contudo, basta dar um primeiro play no trabalho que eles desenvolveram juntos para entender o que motivou essa somatória de universos e referências que convergem, divergem e se complementam de forma primorosa. O trio, que ganhou o nome de Óbvio, acaba de lançar o seu trabalho de estreia, homônimo, e que veio acompanhado do videoclipe de uma das faixas, Essencial.

Tendo como elemento em comum o apreço pela golden era do rap, os integrantes do Óbvio buscaram inspiração nas obras dos anos 1990, mas, ao darem um novo olhar para isso no seu processo criativo, alcançaram uma sonoridade retrofuturista no álbum. Algo que pode ser sentido logo na faixa que abre os caminhos, “Lugar”, seguida pela vinheta “Agora É”, que funciona como uma mensagem de boas vindas ao universo que o grupo está prestes a amplificar. “Queríamos explicar a ideia, o conceito e o pensamento por trás do Óbvio. Tinha um beat lo-fi que pareceu perfeito para isso”, conta Silvera.

“Riscos” surge como uma mistura de hip hop com neo soul. “A  palavra ‘risco’ é muito forte no nosso contexto. É o risco da caneta, a rima; o scratch do DJ, a mágica; o que o MC deve correr ao se expor nas linhas”, reflete Kivitz.

“Tempo” e “Um Salve Salva” são a quarta e a sexta faixas do álbum, respectivamente. Ambas trazem temas decorrentes de amizades de Stella Yeshua. A primeira fala sobre caras que tiveram relações tóxicas com amigas dela (daí, o refrão “eu não espero nada de você”), enquanto a segunda transborda um sentimento de luto após a perda de um amigo. “‘Um Salve Salva’ foi feita na dor, virou uma homenagem e também um despertar para perceber o outro”, reflete a artista. Entre as duas faixas, o interlúdio “Silêncio” funciona como um respiro e marca o meio do disco.

“Essencial” aponta para a parcela mais futurista do grupo, tendo um trap como base. Dando continuidade, “Instinto” entra na reta final do trabalho e é a maneira como Kivitz transformou ressaca em rima, um embate entre insegurança e autoconfiança. “Forças” apresenta uma reflexão sobre as energias que estão jogando contra e a nosso favor. “Mandei a letra para o Silvera e ele a transformou em sentimento”, avalia Kivitz.

A sequência de dez faixas é encerrada por “Plano”. Imersa em um ritmo clássico e com um refrão poético, a música está posicionada ali para arrematar as ideias percorridas até este ponto. Com um pouquinho de nitidez,  é óbvio…

Sobre os artistas

Além de rapper e compositora, Stella Yeshua é cofundadora do coletivo Estaremos Lá e colunista da Vogue Brasil.

Produtor musical há quase 20 anos, Silvera traz na bagagem três álbuns como artista solo e produções para nomes como Ed Motta, Gal Costa, Racionais MCs, Rashid, Thiaguinho e mais.

Kivitz é um rimador brasileiro reconhecido por suas letras marcantes em seus três EPs e um disco lançados de forma independente.

Ouça Óbvio aqui

Sharing is caring!

Deixe um comentário