Filme “Relatos do Front” ganha data de estreia: 20 de junho

Depois de ser exibido em diversos festivais, longa de Renato Martins sobre a realidade da segurança pública no Brasil chega ao circuito comercial

“RELATOS DO FRONT – FRAGMENTOS DE UMA TRAGÉDIA BRASILEIRA”, de Renato Martins, é um documentário sobre segurança pública no Brasil, especificamente no Rio de Janeiro, que aborda os dois lados dessa “guerra civil” na qual vivem aqueles que participam das rotinas de combate entre o tráfico e a polícia. A partir de relatos de policiais e ex-criminosos, costurados com depoimentos de familiares de vítimas e especialistas, o diretor apresenta um cenário de violência urbana e problemas sociais, causados pela ineficiência das políticas públicas, que geram cada vez mais mortes de ambos os lados. 

De acordo com o Atlas da Violência do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o número de homicídios no Brasil em 2016 foi de mais de 62,5 mil, registrando aumento de 25,8% em relação a 2006. O filme levanta um debate sobre as estatísticas, os laços com a escravidão e o custo social e financeiro dessa política de segurança pública, sempre marcada pelo confronto.  

O filme pretende mostrar como a repetição das políticas de segurança pública e o modelo vigente de investimento em armamento e não em treinamento e inteligência mostraram-se ineficazes, além de questionar também a “pacificação”, que já foi testada por outros governos sem resultados efetivos. A sociedade, em constante pânico com a crise na segurança, pressiona o governo, o que acaba desencadeando ações policiais pirotécnicas retratadas pela mídia, que dão uma falsa impressão de que o estado vence a guerra contra o crime. 

“É fundamental pararmos para discutir com maturidade, sem ódios ou vinganças, o problema que enfrentamos na segurança pública do país. Pois ele está diretamente ligado ao nosso passado escravocrata, de genocídio da população indígena e negra e de políticas públicas equivocadas que nos levaram às desigualdades sociais. Acredito que o momento seja de perdão e resgate, para decidirmos conjuntamente enquanto sociedade, como queremos viver os próximos 30 anos”, diz o diretor Renato Martins. 

O documentário participou da Mostra Internacional de Cinema de SP 2018, do Festival do Rio 2018 (Première Brasil) e do CPH:DOX – Copenhagen 2019 (F: ACT AWARDS), além de ter sido selecionado para o festival Docs Barcelona 2018 para participação na categoria Latim Pitch.  

“RELATOS DO FRONT” é uma produção Jacqueline Filmes, em coprodução com Globo News, Globo Filmes, Canal Brasil, Film Pro e Syndrome Films, com distribuição da ArtHouse.  

SINOPSE 

Através de relatos das pessoas que vivem ou viveram a rotina de combate entre tráfico de drogas e polícia, misturado com os relatos de especialistas em segurança pública, psicólogos, escritores e jornalistas, queremos apresentar para o público os dois lados de uma mesma tragédia. Sem tomar partido para nenhum dos lados, trazendo o expectador para uma reflexão sobre nossa política atual de segurança pública e suas consequências na vida da população. 

FICHA TÉCNICA 

Direção: Renato Martins
Roteiro: Gabriel Pardal, Renato Martins, Sergio Barata
Argumento: Renato Martins, Sergio Barata
Produção: Jacqueline Filmes
Coprodução: Globo News, Globo Filmes, Canal Brasil, Filmpro e Syndrome Films 
Coprodutores: Daniel Van Hoogstraten, Valentina Scanziani
Produção executiva: Leticia de Souza, Matilde Villela, Renato Martins
Produtores associados: Fernanda Tornaghi, Marcello Maia, Pedro Peregrino, Rafael Dragaud 
Direção de fotografia: Manuel Aguas
Fotografia do front: Jadson Marques
Edição: Pedro Asbeg, EDT. 
Som direto: Marcel Costa
Trilha Original: Roberto Pollo 
Desenho de som: Waldir Xavier 
Edição de som: Fernando Aranha
Edição de som e mixagem: Bernardo Adeodato
Direção de produção: Lili de Paula, Paulão Costa
Pesquisa: Cecilia Oliveira, Eduardo Biaia, Natasha Neri, Patricia Pamplona
Fotografia aérea: Pedro Von Kruger 
Câmeras: Alberto Bellezia, Eduardo Br, J.Vitorino
Ano: 2018 
Duração: 100 min 
Classificação indicativa: 12 anos 

SOBRE O DIRETOR

Renato Martins é diretor, montador e produtor, formado em comunicação social. Foi sócio da produtora Urca Filmes e em 2012 abriu a produtora independente, Jacqueline Filmes. Renato é diretor de dois longas-metragens premiados no Brasil e exterior; “Geraldinos” e “Carta para o Futuro”, e de três curtas também premiados. Entre seus principais trabalhos como montador, estão os filmes: “Tropa de Elite 2”, “Até que a sorte nos separe 2 e 3”, “Democracia em Preto e Branco”, “O Concurso”, “Os Desafinados”, “Quanto tempo o tempo tem”, entre outros. Atualmente trabalha no desenvolvimento do seu primeiro longa de ficção, “Caldo de Cana”, e no lançamento do seu terceiro longa documentário “Relatos do Front”. 

SOBRE A DISTRIBUIDORA

A ArtHouse é uma distribuidora dedicada ao cinema de autor que traz em seu catálogo filmes como A Erva do Rato e Educação Sentimental, de Julio Bressane; A História da Eternidade, de Camilo Cavalcante; Big Jato, de Cláudio Assis; Futuro Junho, de Maria Augusta Ramos; A Família Dionti, de Alan Minas, vencedor do prêmio de público no Festival de Brasília; Introdução à Música do Sangue, de Luiz Carlos Lacerda; Love Film Festival, de Manuela Dias e muitos outros longas-metragens que se destacaram no circuito de festivais dentro e fora do país, como os Festivais de Rotterdam, Locarno, Roma, Festival do Rio e Festival de Brasília. 

Os mais recentes lançamentos incluem: O premiado documentário Um Filme de Cinema, de Walter Carvalho; O Beijo no Asfalto, longa de estreia de Murilo Benício; Fevereiros, documentário de Marcio Debellian, estrelado pela cantora Maria Bethânia; Vergel, De Kris Niklison com Camila Morgado, uma coprodução Brasile e Argentina; e Pastor Cláudio, importante documentário sobre as atrocidades da ditadura militar no Brasil, dirigido por Beth Formaggini.

Sharing is caring!

Deixe um comentário