Tio Miguel e seu som de estréia

América Latina, Brasil. Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Zona Norte.

Ali os primeiros passos rumo ao objetivo foram dados, entre as ruas da zona norte, Tio Miguel ganhou seu vulgo, e foi na Vila do IAPI que encontrou o seu ofício. Entre rodas de rimas e conversas com amigos, a necessidade de apresentar suas letras foi se tornando cada vez mais presente. Letras compostas a próprio punho no caderno, sem batida, apenas o sentimento no papel. Foi durante a preparação para um evento da “Santo Forte” que o convite de seu amigo e Mc, LP, para participar de uma apresentação ao seu lado, acabou trazendo a primeira experiência de compor uma rima em cima de uma batida, originando as músicas “Aos Verdadeiros” e “Descaso”.

A experiência de subir num palco, ter o microfone em punho e ver que haviam pessoas ali, interessadas nas mensagens que estavam por vir, firmou o compromisso com a verdade, e a responsabilidade a partir daí sempre foi carregada. A lapidação de suas rimas era algo que apenas o tempo poderia fazer, e junto de pessoas que tinham muito a contribuir para que isso acontecesse, foi se formando também, a ideia de um Coletivo de Hip Hop, com o objetivo de fazer dos seus membros uma união com potencial para realizar intervenções urbanas, produções de trabalhos autênticos e independentes, oficinas para jovens em situação de vulnerabilidade social e uma família unida pela cultura Hip Hop . Em uma das festas comemorativas do próprio bairro, a “Fogueira Na Vila”, junto a seus conterrâneos LP, Dom Diego e Pig, pode mostrar o potencial e o prestigio que junto a seus amigos nunca tinha notado, a apresentação para a comunidade local, os amigos com quem convivia e a família presente, foi o ponta pé inicial para que fosse pensado um trabalho que trouxesse todas suas experiências, vivencias e ideias referente ao lugar em que vivia.

EP “Lado Sul Do Mapa” tomava suas primeiras formas. Referencias como Sabotage, Rande Akosta, Dina Di, Visão de Rua, Racionais Mc’s, Da Guedes, RZO, Costa a Costa, SNJ, Relatos da Invasão, DMN e 509-E fora fundamentais na formação de sua personalidade bem como o proposito que tinha no RAP. E vendo artistas e grupos locais como Dj Madruga, Madonamia, Xiên, Nunca Visto, Sintomas Clã, Cachola, Estorvo, Dj Anderson e Dj Abú, pode perceber que com dedicação e sinceridade, seu objetivo poderia ser realmente alcançado.

E foi graças a seu amigo, Mc e produtor, Tio Scooby, a.k.a. Lord Ícaro, que o desejo de realizar seu primeiro trabalho pode ser concretizado. Realizando as gravações de algumas faixas no Estúdio Infame Sound’s , o conhecimento obtido neste período de gravação foi de extrema importância para o Tio Miguel entender o que era realmente necessário para que o EP começasse ser produzido. Além da produção musical e as batidas que o compõe, Tio Scooby aceitou o convite para participar de uma das faixas, nomeada  “Manifesto”, que foi a escolhida para ser seu cartão de visita no mundo do rap, mostrando duas gerações na mesma track.

O clipe foi dirigido por Gabriel XVK que registrou momentos que fazem parte do cotidiano dos moradores do bairro IAPI e também a Lancheria do Parque no bairro Bom Fim, lugar importante para galera mais old school do rap em Porto Alegre. Flagra!!

Fonte/Texto: Take Independent

Sharing is caring!

Deixe um comentário