Ritmo e fundamento – The Sugarhill Gang

The Sugarhill GangPor Thiago Ultra

O ano era 1979, o mundo estava conhecendo um novo estilo musical que surgiu nos guetos de Nova York¹, onde as palavras eram faladas de forma mais rápida do que o convencional, onde os cantores cantavam como se estivem conversando com um amigo. Esse novo estilo musical era denominado R.A.P. , que na tradução do inglês para o português significa: Ritmo e poesia (Rhythm and poetry).

Muito se debate quando o assunto é o primeiro som de rap gravado, mas uma coisa é certa: Rapper’s Delight, do grupo The Sugarhill Gang, sempre figura entre os mais citados.

The Sugarhill Gang, era formado por Michael “Wonder Mike” Wright, Henry “Big Bank Hank” Jackson e Guy “Master Gee” O’Brien . Este foi o primeiro e único grande sucesso do grupo, estando na posição 40 no top 100 da billboard .

A musica que sampleou a melodia do som Good Times, da banda Chic, foi/é sucesso em todo mundo, inclusive aqui no Brasil que ganhou uma versão do Ator/cantor Miele(??) e ficou conhecida como “Melo do tagarela” , justamente por esse jeito falado do rap.

Muitos atribuem o sucesso comercial de Rapper’s Delight ao fato da musica falar sobre um tema mais “ameno”. Enquanto outros grupos se preocupavam em fazer das suas letras uma arma de denuncia, Sugahill , preferiu cantar sobre diversão,mulheres e roupas ( tema esse que a indústria explora até hoje, afim de descaracterizar o rap como um instrumento de reivindicação dos direitos civis dos negros).

O grupo lançou três álbuns: Sugarhill Gang (1980), 8th Wonder (1982) e Livin’ In The Fast Lane (1984) Em 1999 o trio se juntou novamente e lançou um álbum dedicado ao público infantil, intitulado:  Jump on It!

1 Na verdade o Rap surgiu na Jamaica , mas o formato como conhecemos hoje , foi criado em Nova York

Thiago Ultra é poeta, blogueiro e radialista e assina semanalmente a coluna Ritmo e fundamento no Polifonia Periférica.

Sugarhill Gang –  Rapper’s Delight

 

Sharing is caring!

Deixe um comentário