Com textos em ‘#PinosPoéticos’, rapper leva ‘Parada Poética’ para Fliv

Festival Literário de Votuporanga - Renan Inquérito
Renan Inquérito – Foto de Márcio Salata

Encontro é para popularizar a palavra falada e estimular o ‘vício’ da leitura

Na próxima quinta-feira (7), o Festival Literário de Votuporanga (Fliv) recebe a ‘Parada Poética’, evento que busca espalhar e desmistificar a poesia de diferentes formas. Conduzido pelo rapper e professor Renan Inquérito, o encontro foge ao tradicionalismo, a palavra falada rompe o silêncio e não existe regra ou convite: a entrada é franca e as ideias também. Mas o diferencial não para por aí. O rapper distribui #PinosPoéticos para chamar a atenção para a própria arte e literatura. A ideia é estimular o ‘vício’ na leitura.

Autor do livro de poesias concretas #PoucasPalavras, Renan Inquérito utiliza cápsulas comumente usadas na bioquímica e também por traficantes para embalar drogas como a cocaína, para espalhar os próprios poemas por onde passa. “São fragmentos do livro que eu mesmo escrevi. É uma forma das pessoas poderem tocar e poesia, levarem pra casa, presentearem outras pessoas, enfim, é um jeito de romper a barreira entre os brasileiros e a poesia”, comentou.

O uso da hashtag no título do livro e no projeto das cápsulas é também uma forma de aproximar os leitores mais jovens da própria arte.  O projeto vislumbra não somente a formação de leitores e escritores, mas a conquista destes e o reconhecimento dos mesmos como pessoas-cidadãos, capazes de criar, declamar e disseminar a literatura.

Sobre a Parada Poética

A “Parada Poética” teve estreia há pouco mais de um ano e desde o início, as edições acontecem uma vez por mês divididas entre as cidades de Nova Odessa (SP), Americana (SP) e Campinas (SP). O evento aconteceu também no Sesc de São Carlos (SP), na 5ª Jornada Literária em Araçatuba (SP), no Flipoços em Poços de Caldas (MG), no Festival Literário de Ribeirão Preto (SP), em Bauru (SP), Marília (SP), entre outros locais, além de ter percorrido escolas e unidades da Fundação Casa.

A cada encontro é levado um convidado especial e pela Parada Poética já passaram o rapper cearense que mistura a arte com a embolada, RAPadura Xique Chico, o campeão mundial de poesia Emerson Alcalde e coletivos como Poetas do Tietê, Sobrenome Liberdade e Poetas Ambulantes.

Serviço
O quê: Parada Poética na Fliv
Quando: quinta-feira (7) das 10h às 16h
Informações: www.paradapoetica.com.br

Sharing is caring!

Deixe um comentário