BARRERAS – Documentário mostra a arte transformando vidas nas carceragens do rio de janeiro

Foto: Arquivo Rafael Kalil.

Longa documentário filmado em penitenciárias, presídios e carceragens de delegacias do Rio de Janeiro entre os anos de 2006 e 2011. O projeto começou da iniciativa de músicos liderados por Rafael Kalil quando em torne se apresentaram com suas bandas para os detentos do Estado. Esse projeto seguiu itinerante de presídio em presídio levando a música para estes presos. A resposta foi tão boa que daí surgiram diversos outros tipos de projetos e relações que resultaram em mais de 200 exibições de filmes para presos, 20 shows, 14 bibliotecas entre muitas outras ações.

O filme conta essa história toda com imagens inéditas e uma série de depoimentos importantes.
A produção do filme é e sempre foi totalmente independente sem vinculo algum com empresa, Estado, partido político ou qualquer tipo de grupo ou organização. Todas as imagens foram captadas com o recurso dos próprios produtores do filme que nem sempre foram capazes de conseguir o equipamento que gostariam.

Este filme pode ser considerado como “cinema de guerrilha” por conta da forma como foi feito. Sem quase nenhum recurso, captando imagens com câmeras de celular, máquina fotográfica e diversos tipos diferentes de câmeras profissionais e amadoras. O mais importante sempre foi registrar momentos únicos, pois tivemos a oportunidade de filmar dentro de diversas carceragens diferentes no íntimo do universo intramuros das prisões.

Nossa proposta de financiamento é para terminar algumas poucas filmagens (4 dias) com aluguel de equipamento, equipe e translado, depois faremos a edição e montagem do filme e finalmente pretendemos lança-lo em dois eventos, um numa sala de cinema na cidade do Rio de Janeiro e outro numa exibição na rua em frente a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

Depois disso pretendemos disponibilizar gratuitamente o filme na internet.

Fonte: Zarpante

Assista ao Trailer do documentário

One thought on “BARRERAS – Documentário mostra a arte transformando vidas nas carceragens do rio de janeiro

  1. Agradecemos pela matéria sobre o projeto em nosso site!
    Porem ficou faltando falar o mais importante!
    Precisamos da ajuda de todos para que o projeto possa acontecer!
    Toda contribuição financeira estará ajudando e quem contribuir ganha recompensas como convites para estreia etc…

Deixe uma resposta