Banda UmQuarto encontra o sol em seu novo álbum “Fora de Lugar”

UmQuarto, de Florianópolis (SC), lança terceiro disco – Crédito: Manu D’Eça

Com prog à moda antiga, álbum foi gravado sem metrônomo, ao vivo no estúdio

A progressão não está somente no rock que o UmQuarto produz, em seu terceiro álbum, “Fora de Lugar”, a evolução é ensurdecedora. Em suas oito faixas, os rapazes de Florianópolis (SC) mostram que encontraram o seu lugar falando sobre conquistas, políticas e amores sem nunca deixar sua identidade de lado. Sucessor dos singles “Café com Leite” (2024) e “O Roxo e o Verde” (2025), o disco foi gravado inteiramente ao vivo no estúdio, com todos juntos compartilhando a mesma energia e esse aspecto fica latente nos ouvidos de quem sabe ouvir. 

Com lançamento marcado para o dia 28 de outubro (terça-feira), o disco reforça o encontro de almas entre os músicos, sendo o primeiro com a nova formação, que chegou durante a finalização do segundo álbum, “O Meio do Caminho” (2023).

“Precisávamos de um trabalho que refletisse no estúdio o que é a nova formação do UmQuarto. Tínhamos em mãos a energia do psicodélico (Mayer), o sentimento do blues (Salib), a linguagem do jazz (Rafa) e todo o groove da música brasileira (Bernardo). Os shows estavam refletindo isso, mas ainda faltava um registro fonográfico dessa vibe. Para nós, é um momento muito especial estar gravando no estúdio, e por isso pensamos em colocar na gravação toda essa energia que nosso som ao vivo vem construindo”, conta Mayer Soares, baixista e um dos vocalistas da banda.

Gravado à moda antiga, o disco conta com todos os músicos no estúdio, ao mesmo tempo, sem click track ou metrônomos, ambos utilizados para manter os artistas sincronizados durante gravações em estúdio ou apresentações ao vivo. Inspirados no prog antigo, como a banda brasileira Moto Perpétuo e os argentinos da Invisible e La Máquina de Hacer Pájaros, o UmQuarto gravou as oito faixas com overdubs pontuais.

“Essa maneira quase artesanal de gravar também é como um manifesto contra o uso desenfreado de IA no meio artístico. Entendemos que como ferramenta de trabalho pode ser bem útil, mas nos incomoda a substituição total do ser-humano por uma máquina para executar um som. É por isso que o grito final na música “Fora de Lugar” em coro é “…não tem IA!”. A gente sabe que estamos indo contra a maré nesse assunto. Mas Fora de Lugar também é sobre isso”, revela Mayer.

Com mais ensaios e menos dias, a banda teve que se organizar, ganhando como resultado um atmosfera colaborativa que rendeu canções em que todos os integrantes foram compositores. Pela primeira vez sem participações especiais no disco, é com “Fora de Lugar” que o UmQuarto deixou de ser um projeto de Mayer Soares para se tornar uma banda.

“Estamos em um momento mais leve com respeito às letras. Saem as minhas reflexões pessoais e entram mais humor, mais ironia, mais sarcasmo e mais romantismo também. Isso tudo é influência do espírito colaborativo dos integrantes da banda, que trouxeram novas abordagens para as letras também. O título ‘Fora de Lugar’, brinca com essa coisa de gravar ao vivo, sem click tracks. O andamento não é perfeito, há leves desencontros de instrumentos, imperfeições charmosas, áudio vazando nos microfones por causa de todos estarem na sala. As coisas estão ‘fora de lugar’, ainda que no lugar certo”, finaliza Mayer.

 A capa do disco “Fora de Lugar” transparece a ideia do título, com as fotos de cada integrante se sobrepondo, e com cada pedaço ajudando a formar um rosto geral. A colagem é uma criação da artista Vênnus (Josi Santos), com fotos registradas por Manu d’Eça, responsável pela estética do UmQuarto deste o primeiro disco, “Apenas” (2021). 

Ficha técnica

O UmQuarto é formado pelos músicos Mayer Soares (baixo, voz), Rafael Salib (guitarra, voz), Rafa Nogueira (bateria, voz), Bernardo Flesch (teclas, voz). A produção musical é de Felippe Pompeo, com captação e gravação de Maurício Peixoto (Bárbaro Estúdio). Já a mixagem e o design gráfico são de Mayer Soares, com João Peters como assistente de mixagem. A edição é de Lucas de Sá (Lab de Sá), com masterização de Xei. As fotos de divulgação e presentes na capa são da Manu d’Eça, com arte gráfica de Vênnus (Josi Santos. A produção executiva é de Emanueli Dalsasso (Dalsasso Produtora), com assessoria de imprensa da Orbe Comunicação.

Acompanhe o UmQuarto

Linktree:  https://linktr.ee/umquarto
Instagram: https://www.instagram.com/umquarto.oficial/
YouTube: https://www.youtube.com/c/UmQuartoBR

Faça o pré-save: https://tratore.ffm.to/foradelugar

Sharing is caring!

Deixe um comentário