
190 mil pessoas estiveram presentes pela Cidade da Música neste primeiro fim de semana, que fechou com uma programação marcada por momentos que entram para a história com as apresentações de lendas Bad Religion, Bruce Dickinson e Iggy Pop
Pesquisa GFK revela nível de satisfação do público com relação a diversas áreas do festival, com destaque para a experiência geral, palcos, segurança, circulação, bares e banheiros. The Town 2025 estreia com sucesso e público dá nota 8,9 ao primeiro dia do festival
São Paulo, 07 de setembro de 2025 – Hoje foi dia de punk rock, bebê! Logo quando os portões do The Town abriram neste segundo dia de festival, já dava para sentir o clima do rock e do punk tomando conta da Cidade da Música – que teve 90 mil pessoas presentes neste domingo. Camisas de bandas, jaquetas de couro, o preto predominando e muita atitude nos looks eram vistos desde cedo no festival. O motivo? O maior encontro de artistas desses gêneros musicais estava prestes a acontecer. Dito e feito! Headliner do Skyline, o Green Day fez uma performance irretocável, com o público cantando a plenos pulmões todas as faixas que apareciam no setlist e levando um balão no formato de um dirigível com as palavras “Bad Year”. Bad Religion, Bruce Dickinson e Capital Inicial também não ficaram para trás e entregaram shows memoráveis no palco. No The One, um dos momentos mais esperados da edição aconteceu: o retorno triunfal da lenda Iggy Pop ao Brasil, em uma apresentação potente, no mais puro estilo rock n’ roll possível. Pitty, CPM22 e Supla & Inocentes, alguns dos maiores representantes do rock brasileiro, também subiram ao The One. Nos demais palcos, a energia se manteve em alta durante toda a noite, com apresentações no Quebrada, Factory e São Paulo Square que coroaram este dia histórico no The Town.
Amanda Carvalho Martins, de 35 anos, atriz, de São Paulo, chegou ao The Town cheia de expectativa para assistir ao show do Green Day. Amanda já acompanhou a banda em outras duas ocasiões, incluindo o Rock in Rio, em 2022. “O Billie Joe é um dos frontman mais carismáticos que eu conheço. O show do Green Day sempre entrega muito”, disse.

Green Day, Bad Religion, Bruce Dickinson e Capital Inicial agitaram o Palco Skyline neste domingo
Super à vontade no Skyline, os americanos do Green Day entregaram uma apresentação marcante com sucessos que fizeram parte da trilha sonora de toda uma geração e ainda seguem contagiando o público. Ao longo do show, Billy Joe viu um mar de lanternas de celulares se formar em sua frente, se enrolou numa bandeira do Brasil e interagia a todo o momento com a multidão que acompanhava atentamente os headliners da noite. Incansável em sua estreia no The Town, Green Day fechou a noite do dia 7 de setembro com chave de ouro.

Confirmados essa semana no line-up do The Town, o histórico show do Bad Religion foi outro momento arrebatador do Skyline. Pioneiros do punk californiano, o grupo trouxe para o palco seus sucessos “21st Century” e “American Jesus”, além, claro, de sua energia de mais de quatro décadas de estrada, com letras afiadas e cheias de crítica social.
Bruce Dickinson trouxe ao Skyline a força de sua carreira solo em uma apresentação potente e cheia de carisma. Com sua presença marcante e a mesma energia que o consagrou no Iron Maiden, o vocalista cantou uma música que ficou 41 anos sem ser tocada, “Flash oh the Blade”, e entregou um show repleto de técnica vocal impressionante e momentos de pura conexão com a plateia. Inclusive, na grade do palco estava Silvia Marina Pedrosa, de 56 anos, assistente social que veio ao festival acompanhar o astro: “Sou uma mulher surda, mas reconheço as músicas do Maiden ou o Bruce Dickinson só pelas vibrações e pela leitura labial da boca dele no palco. Virei fã lá pelos 14, 15 anos, o Iron foi minha primeira banda de rock. Em 1985, no primeiro Rock in Rio, no meio da lama, foi a única vez que vi o Iron ao vivo, mas nunca deixei de seguir tudo. Sou muito fã de tanto ouvir, ficou familiar e até estou aprendendo bateria com música”.

Representando o rock brasileiro, o Capital Inicial abriu o Skyline com energia contagiante de sempre. Dinho Ouro Preto e banda levaram o público a cantar em coro hits como “Natasha”, “Quatro Vezes Você” e “Primeiros Erros”, em um show que reforçou a importância da banda na cena nacional.

The One reúne gerações do rock para ovacionar o astro Iggy Pop
Um dos momentos mais esperados da noite aconteceu com o retorno triunfal de Iggy Pop ao Brasil no palco The One. Considerado o “padrinho do punk”, o artista mostrou que sua energia segue inabalável aos 78 anos. Pulando, se jogando no palco e entregando performances intensas, Iggy levou o público ao delírio com clássicos como “Funtime”, “The Passenger” e “I Wanna Be Your Dog”.
O The One também foi espaço para o rock brasileiro em peso: Pitty apresentou um show cheio de atitude e emoção, revisitando sucessos como Admirável Chip Novo e Máscara. O público também estava com a expectativa alta para o show da artista e, em um momento emocionante, a cantora deixou os fãs cantarem em coro em Na Sua Estante enquanto tocava violão. Vladimir Brito, 56 anos, projetista, e sua filha Letícia Fernanda Silva Brito, 26 anos, profissional de administração, vieram juntos ao The Town pela segunda vez. Moradores de São Paulo, eles contaram que a grande expectativa da noite para Vladmir estava no show de Bruce Dickinson, enquanto Letícia aguarda ansiosamente por suas atrações favoritas: Pitty e Green Day. “A Pitty é a artista que mais quero ver, é especial para mim”, contou Letícia.
Antes de Pitty, o CPM 22 colocou a Cidade da Música para cantar alto faixas que marcaram os anos 2000, como “Dias Atrás” e “Um Minuto para o Fim do Mundo”, abrindo as famosas rodinhas punk em diversos momentos do show. Na abertura do palco, Supla & Inocentes entregaram um set vibrante e cheio de personalidade, reforçando a força da cena punk brasileira.
Factory abre espaço para diversidade sonora
O Palco Factory deu espaço a novas vozes do cenário alternativo. Tihuana trouxe seu rock e hardcore, relembrando sucessos como “Tropa de Elite”. Ao encerrar a apresentação, o fotógrafo da banda surpreendeu a todos ao subir no palco para pedir a namorada em casamento, diante de todo o público. A cantora Buhr subiu ao palco com sua estética experimental e performática, apresentando um repertório que mescla política, poesia e música. O grupo Ready to Be Hated mostrou a potência da nova geração, enquanto The Mönic convida Raidol trouxe a força do rock alternativo brasileiro com um show intenso e moderno.
Quebrada reforça a cena periférica
No Palco Quebrada, a autenticidade falou alto. O trio mineiro Black Pantera entregou um show pesado, misturando muito hardcore e thrash. A parceria entre Punho de Mahin & MC Taya levou representatividade e força feminina ao palco, com rimas afiadas e muito groove.
Pelo segundo dia consecutivo, o The Town recebeu a Batalha da Aldeia – Superliga, que agitou o Palco Quebrada neste domingo (07/09). Mais uma vez a programação trouxe grandes duelos: Big Mike (SP) superou MT (RJ), Kaemy (GO) venceu Prado (SP), Devilzinha (RJ) derrotou Tubarão (SP) e Ajota (SP) levou a melhor sobre Julietz (MG). Nas semifinais, Big Mike venceu Kaemy e Devilzinha superou Ajota, garantindo a classificação de ambos para a grande final da Superliga, marcada para 14 de setembro, último dia do festival.
São Paulo Square vira clube de jazz a céu aberto
O clima foi de sofisticação e musicalidade na São Paulo Square, que se transformou em um verdadeiro clube de jazz. O renomado saxofonista Kamasi Washington hipnotizou o público com sua fusão de jazz contemporâneo e elementos do hip hop, apresentando composições longas e envolventes. A Orquestra Mundana Refugi trouxe diversidade cultural ao palco, com arranjos que unem músicos refugiados de diferentes países e ritmos do mundo todo. A The Square Big Band se apresentou em um show instrumental e ainda o lado da cantora Clariana, que encantou com sua voz potente e interpretação marcante de Amy Winehouse.
The Tower encerra a noite em clima eletrônico
Para fechar o dia em grande estilo, o duo Cat Dealers assumiu a The Tower Experience com um setlist explosivo de música eletrônica, repleto de efeitos tecnológicos, embalando a multidão que dançou até o último minuto, transformando a Cidade da Música em uma grande pista ao ar livre e fechando com chave de ouro o primeiro fim de semana do The Town 2025.
The Town 2025 estreia com sucesso e público dá nota 8,9 ao primeiro dia do festival
Depois de um primeiro dia com shows impecáveis, em que a experiência geral do público alcançou a média de 8,9, o The Town mostrou que as novidades desta edição impactaram diretamente na percepção de quem esteve presente. A fluidez na entrada, a operação dos bares, a eficiência do transporte público e o trabalho dos apoios se somaram a pilares bem avaliados como o espaço físico da Cidade da Música (8,8), a segurança (8,9), os banheiros (8,7) e a limpeza geral (8,7), que contribuíram diretamente para o aumento da nota do festival. Os palcos também se destacaram, com o gigante Skyline, que recebeu Travis Scott como headliner, alcançando 9,1 de avaliação. Os demais palcos mantiveram a média de 9,0, incluindo a grande novidade desta edição, o Quebrada, que estreou já conquistando o público.
Confira as opções de transporte para chegar ao The Town
Nesta segunda edição do The Town, a Cidade da Música está pronta para receber fãs de todos os cantos nesta edição. Em 2025, todos os caminhos levam ao The Town – que agora conta com quatro opções oficiais de transporte para os fãs: o Trem Expresso The Town, serviço que traz mais agilidade e comodidade até a chegada ao Autódromo de Interlagos; o Ônibus The Town Express, modalidade metropolitana com embarque e desembarque em terminais estratégicos da cidade de São Paulo; metrô e trens funcionando 24 horas; e o The Town Primeira Classe, único meio com embarque e desembarque dentro da Cidade da Música.
Com foco na maior segurança e comodidade do público, as ruas do entorno do Autódromo estarão bloqueadas para a entrada de veículos não identificados, incluindo carros de aplicativo e táxis. Por isso, a organização do The Town recomenda o uso dos serviços oficiais para uma experiência ainda mais inesquecível na Cidade da Música.
Público deve ativar ingresso no Quentro para entrar na Cidade da Música
Antes de chegar ao The Town, o público deve fazer a ativação ou transferência de ingressos para acessar a segunda edição do festival. A organização informa que o acesso à Cidade da Música será realizado exclusivamente por meio do aplicativo Quentro, disponível para Android e iOS. Para garantir uma experiência segura, prática e sustentável, todos os ingressos digitais deverão ser baixados e ativados diretamente no app. Fique atento ao seu e-mail cadastrado na Ticketmaster, pois todas as instruções sobre ativação, acesso e transferência dos ingressos também foram enviadas por lá.
Sobre o The Town
A primeira edição do The Town, festival dos mesmos criadores do Rock in Rio, aconteceu em setembro de 2023 e entrou para a história e para a agenda oficial dos eventos paulistanos! Para 2025, nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro o espetáculo promete ser ainda maior. Sendo considerado o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, o The Town é realizado na Cidade da Música, em uma área de 360 mil m² do Autódromo de Interlagos, totalmente renovada para a melhor experiência do público.
Na primeira edição, foram meio milhão de pessoas em cinco dias, 220 ativações, 125 shows, nove ambientes, seis palcos, um musical, 235 horas de experiência e uma semelhança inacreditável com a primeira edição do Rock in Rio, lá em 1985. Nomes da música nacional e internacional se apresentaram nos palcos do festival, como Post Malone, Bruno Mars, Maroon 5 e Foo Fighters. Neste ano, Travis Scott, Green Day, Backstreet Boys, Mariah Carey e Katy Perry são os headliners do Skyline.
A cenografia da Cidade da Música foi cuidadosamente projetada para refletir a rica cultura e arquitetura de São Paulo. O palco Skyline, inspirado nos icônicos prédios da cidade, recebe artistas do mundo inteiro, compondo as quatro atrações do dia. Já o The One, com um cenário inspirado nos museus de arte da capital, vai promover grandes encontros e reflexões artísticas. A São Paulo Square veio inspirada na região em que a cidade de São Paulo foi fundada, em prédios históricos com arquiteturas icônicas de São Paulo, enquanto o Factory traz um toque industrial, inspirado em antigos galpões, proporcionando um ambiente único para as apresentações. No palco Quebrada, espaço totalmente novo no festival, o público vai celebrar a autenticidade das periferias brasileiras. Outra novidade deste ano é a The Tower Experience, que vai levar a plateia em uma viagem pela história do dragão Drahan, embalada por muita música e efeitos especiais.
O The Town também se destacou em 2023 pelo compromisso com a sustentabilidade, orientado pelos pilares de Sonhar e Fazer Acontecer da plataforma “Por Um Mundo Melhor”, que nasceu a partir do Rock in Rio e, hoje, é uma área consistente dentro da Rock World. The Town foi pioneiro na utilização de 472 mil copos reutilizáveis durante os cinco dias de evento, evitando a geração de 10 toneladas de resíduos. Em parceria com a ONG Gerando Falcões, a Gerdau e a Fundação Grupo Volkswagen, o The Town lançou o projeto Favela 3D, voltado para o desenvolvimento social da Favela do Haiti, em São Paulo. Por meio de uma metodologia escalável e sustentável, 290 famílias estão sendo impactadas por ações que promovem o fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento individualizado, ao longo de dois anos. Ao completar um ano, a Favela do Haiti celebrou o pleno emprego.
A primeira edição do The Town teve um impacto econômico significativo, gerando R$ 1,9 bilhão para a cidade e criando mais de 23,4 mil empregos. Com uma comunicação que atingiu 145 milhões de pessoas e provocou 2,21 milhões de conversas nas redes sociais, The Town se consolidou no calendário cultural e econômico do país.