Favela Vive 5: Faixa estreia com Leci Brandão e os MCs Hariel, Marechal, Major RD, além dos integrantes do ADL Lord e DK 47

Créditos: Beatriz Madeira – @madeira.beatriz

Single chega ao YouTube nesta quinta-feira (26), enquanto nas demais plataformas, a faixa chega na virada para sexta-feira (27), via Symphonic Brasil

Estreou em todas as plataformas digitais, via Symphonic Brasil, além de clipe no YouTube, a quinta edição de “Favela Vive”, cypher idealizada pelo ADL – Além da Loucura, grupo que conta com os produtores Thomaz “TG” Garcia e Índio, e os vocalistas Lord e DK 47. Para esta versão, os convidados foram a sambista Leci Brandão, além de MC Hariel, MC Marechal e Major RD.

“A faixa mantém a proposta que a levou o projeto ao sucesso desde a primeira edição, que são letras que traçam um raio-x atualizado da periferia brasileira, com suas demandas mais contemporâneas, ao mesmo tempo que lança luz sobre força, ancestralidade e problemas históricos como violência e exclusão social que acomete o morador da favela”, destacou Thomaz “TG” Garcia.

Desta forma, o clipe, que está disponível no canal do ADL e ainda contou com uma pontinha gravada pelo jogador de League of Legends, BrTT, foi filmado na favela do Rosário em Teresópolis, cidade natal dos idealizadores, e contou com equipe 100% local, entre produtores e moradores.

“Apresentar essa estrutura de gravação e realização no meio da comunidade local foi uma experiência incrível, pois restabelece o sentimento de pertencimento à comunidade do Rosário, a qual vem sido pouco observada pelo poder público (com exceção dos agentes de segurança pública)”, afirmou o produtor Índio.

Um dos convidados desta edição, MC Marechal, destacou a relevância do projeto: “Favela Vive é o hip hop em sua mais pura expressão. É sempre importante lembrarmos das raízes de nossa cultura de resistência“. Já o rapper Lord, celebrou a chegada da quinta edição da cypher: “Não posso descrever com palavras esse sentimento, vir de onde viemos e poder compartilhar esse projeto com essas pessoas é uma vitória e conquista pessoal, mas o ‘Favela Vive’ é mais que um projeto pessoal, é a voz das favelas, dizendo o que deve ser dito, onde a intenção não são os milhões de views mas sim os milhões de pessoas informadas e representadas nessas linhas, esse é o verdadeiro sucesso desse projeto”.

“Esse Favela Vive apresenta uma nova conexão e referência estética/musical com o samba, que é um dos pilares da música popular – representado pela Leci Brandão, um grande ícone da música nacional e que nos presenteia com toda sua aura. Já as linhas do Major trazem o melhor da atualidade, a lírica do Marechal – grande influência do grupo ADL – traz sempre versos que tocam em algo que precisamos ouvir e refletir sobre nossa realidade, e o Hariel vem com a essência do Funk consciente. Musicalmente falando, a reunião dessa vozes foi intrigante para a construção do beat, porém tudo se encaixou e fluiu naturalmente. O Marechal participou muito do processo da produção comigo, e eu agradeço demais por ter trabalhado em conjunto com ele. Ter a atmosfera do Favela Vive no beat e unir elementos de outro gêneros (samba, funk) de forma não genérica, foi um desafio mas por fim tornou-se realidade. Favela Vive”, destacou Índio.

A faixa ainda contou com o apoio da marca de vestuário do pró-player BrTT, a REXPEITA – que ainda irá desenvolver uma coleção exclusiva e com poucas unidades de camisetas, corta vento e moletons similar às peças utilizadas pelos cantores durante a gravação do clipe – e também da distribuidora digital Symphonic e do head da companhia no Brasil, Ian Bueno: “Nesse mês de janeiro completamos 2 anos da operação da Symphonic no Brasil e desde o dia zero tratamos o hip hop e a música urbana independente nacional como uma prioridade da companhia. Essa parceria com o grupo ADL em um projeto tão importante quanto esse, reforça muito nosso posicionamento, é uma honra imensa para a gente fazer parte da história do rap nacional contribuindo nesse novo marco da série Favela Vive”, destacou o executivo.

“Favela Vive” é referência no mundo do rap e nas periferias brasileiras. Djonga, Negra Li, Menor do Chapa, BK, MV Bill, Edi Rock, Mc Cabelinho são alguns nomes de peso que participaram de edições anteriores.

Sobre Favela Vive: Projeto que nasceu em 2016, com o intuito de reunir grandes nomes da velha escola e da cena atual do rap e da música brasileira. A iniciativa já ultrapassou os 200 milhões de plays.

Ao longo das edições, Favela Vive tem focado em dois motes principais: traçar um raio-x atualizado da periferia brasileira com suas demandas mais contemporâneas ao mesmo tempo que lança luz sobre força, ancestralidade e problemas históricos como violência e exclusão social que acomete o morador de favela.

Com participações de grandes nomes da cena nacional, o projeto é referência no mundo do rap e nas periferias brasileiras. Djonga, Negra Li, Menor do Chapa, BK, MV Bill, Edi Rock, Mc Cabelinho são alguns nomes de peso que participaram de edições anteriores.

Quem Fala também faz – ADL e o “Favela Cria”

Extrapolando o universo da música enquanto expressão artística e de representação o grupo também deu vida ao “Favela Cria”, uma startup da periferia que é um hub que reúne programas socioeducativos, capacitação profissional, fomento do mercado musical e audiovisual de maneira independente através de colaborações entre novos artistas da cena e nomes consagrados. 

O projeto é coordenado pelo fundador e CEO do grupo ADL, Thomaz “TG” Garcia, especialista em produção cultural pela Universidade Federal Fluminense – UFF.

O Centro Cultural Favela Cria promove aulas de apoio escolar a jovens adultos, reforço escolar para crianças, jiu-jitsu infantil, curso de barbeiros, além de atividades temáticas em datas comemorativas. A estratégia do grupo é aliar a representação e o alcance do trabalho musical para promover transformação na própria comunidade onde residem, numa espécie de ‘cashback’, subvertendo e ressignificando estereótipos vinculados às comunidades periféricas. 

Sobre ADL – Além da Loucura: ADL é um grupo de RAP da cidade de Teresópolis, serra fluminense, que ganhou respeito e projeção nacional no cenário do RAP com letras e análises acuradas que traçam um perfil detalhado da realidade e dos dramas que atingem as periferias urbanas brasileiras. Citados por Mano Brown e recitados por Criolo, o grupo é um fenômeno das redes como mais de 600 milhões de visualizações só no YouTube.

Formado por DK 47, Lord e os produtores Índio e TG, o grupo existe desde 2007 e atingiu projeção nacional com a criação do projeto Favela Vive, um conjunto de cyphers (colaboração/feat) que trouxeram para nova geração de amantes do ritmo. Um novo raio-x da cena urbana e periférica. Favela Vive, mais que um projeto, acabou se convertendo em um grito de afirmação da própria existência do jovem morador de favela. Uma maneira de se fazer enxergar e se entender no espaço em que habita sem ignorar os desafios que nele se encontra.

O grupo lançou seu primeiro álbum “Da Favela pro mundo” em 2018 e o projeto Favela Vive que caminha para sua 5ª edição que soma mais de 150 milhões de visualizações no YouTube. Já tendo virado referência da nova geração de talentos do Rap Nacional, o grupo ADL empreendeu outras parcerias de sucesso como nomes consagrados como Negra Li, MV Bill, Djonga, L7NNON e Filipe Ret.

Ouça “Favela Vive 5”

Sharing is caring!

Deixe um comentário