As 10 melhores bandas punk de Londres dos anos 1970

Por Tim Stegall

Desde que existe uma cena punk, seus habitantes discutem sobre qual cidade a inventou – Nova York ou Londres? Verdade seja dita, não foi porque a primeira banda punk adequada da história foi os Stooges, de Ann Arbor, Michigan. O que faria de Detroit o local de nascimento adequado. Mas se muito do som e da atitude do punk veio do R&B de guitarra distorcido de bandas de meados dos anos 60 do The Big Smoke, como o Kinks e o Who? Então, talvez Londres possa reivindicar uma reivindicação adequada, afinal.

Verdade seja dita, os punks dos anos 70 de Londres devem muito a algumas fontes locais do início dos anos 70, como os Stooges ou New York Dolls. Estabelecemos em nossas escavações genealógicas punk anteriores que o glam rock está profundamente embutido em seu DNA. Os titãs gêmeos de Glam, David Bowie e Marc Bolan, do T. Rex, eram meninos de Londres. Depois, há as bandas de rock ‘n’ roll anarquistas – essencialmente hippies militantes endurecidos – que pareciam viver no bairro de Ladbroke Grove. Essas gravações de alta energia, baseadas em R&B e conduzidas por guitarras dos Pink Fairies ou da Terceira Guerra Mundial são tão punk quanto “God Save The Queen”. Então há o conto deos Hollywood Brats, que pareciam fazer compras nos mesmos departamentos femininos de brechós e em lojas de guitarras e discos que as Dolls. Verdade seja dita, ambas as bandas se formaram e chegaram a conclusões semelhantes aparentemente com minutos de diferença uma da outra, um oceano de distância uma da outra.

Depois, há o London SS não registrado, nunca emergente-da-garagem. Eles queriam descaradamente ser a resposta de Inglaterra para as Dolls, com algumas Stooges e MC5 misturado. A ideia da pré- Clash Mick Jones e o pré- Generation X Tony James, que passou toda a 1975 canções de escrita e audição um quem é quem de os primeiros punk ingleses respondendo aos seus anúncios classificados na imprensa musical. Estamos falando da metade do futuro Damned e do futuro Clash. Eles nunca encontraram a química mágica que as bandas de rock ‘n’ roll requerem, infelizmente. Consequentemente, um par de adolescentes cleptomaníacos, um assistente de loja aos sábados em Malcolm McLaren e a retrospectiva depravada de Vivienne Westwood, Sex e uma adolescente furiosa com cabelos e dentes verdes e uma camisa artesanal “I Hate Pink Floyd”, tiveram ideias semelhantes. Eles conseguiram sair da sala de ensaio.

Sex Pistols

Desde o momento em que eles entraram em seus primeiros shows em faculdades de arte de Londres no final de 1975, mentindo que eles eram a banda de abertura, até sua implosão em San Francisco em 1978 após o maior show de sua carreira, os Sex Pistols criaram uma ruptura no rock. Eles tocaram em equipamentos roubados, o vocalista Johnny Rotten recusou-se a entreter (“Diga-nos, como é ter mau gosto?”) E escreveram canções sobre a destruição da ordem social. Eles queimaram três acordos com grandes gravadoras em seis meses e foram banidos das ondas do ar, das paradas e de quase todos os locais da Inglaterra. Eles foram a banda de rock ‘n’ roll mais empolgante dos últimos anos.

The Clash

“E nós não ligamos!” os Pistols gritaram em “Pretty Vacant”. O Clash se preocupou profundamente. Os Pistols agiram como uma máquina de demolição, então foram embora, nenhuma merda dada. O ex-guitarrista do London SS Jones, o cantor Joe Strummer , o baixista Paul Simonon e o baterista Topper Headon entraram atrás deles, olharam os destroços deixados para trás e planejaram o que construir sobre as ruínas. Isso permitiu que o Clash durasse mais que o Pistols, criasse mais de um álbum e expandisse a missão original de cortar e queimar com toques de reggae , rockabilly , hip – hope outros estilos. Combinado com sua profunda consciência política, é fácil ver o Clash como a banda punk mais importante.

The Dammed

Os Damned são tradicionalmente vistos como a banda punk número três de Londres. Mas eles venceram os Pistols e Clash e todos os outros em tudo: primeiro single punk ( “New Rose” ), primeiro álbum punk ( Damned Damned Damned ) e o primeiro a fazer uma turnê pelos Estados Unidos. Eles também foram os primeiros a se separar, os primeiros a se reformar apenas seis meses depois e ainda existem até hoje. E eles eram uma banda de rock ‘n’ roll sobrenaturalmente turbulenta com dons excepcionais de composição. O baterista original Rat Scabies foi um dos bateristas mais habilidosos do punk dos anos 70 , encontrado pelo guitarrista Brian James em um teste para o SS em Londres. O cantor Dave Vanian era um ghoul do rock legal, enquanto o baixista (e mais tarde guitarrista)O capitão Sensible era um lunático que provavelmente usava um tutu ou uniforme de enfermeira. Com o tempo, o Damned provou ser inestimável em esticar os limites do punk com psicodélica e progressiva – rocha toques, e fundamental na criação de goth .

Siouxsie and the Banshees 

Eles começaram como uma piada, criada a partir de seguidores originais do Pistols, o Bromley Contingent, quando a McLaren precisava de bandas para encerrar o 100 Club Punk Festival de duas noites em setembro de 1976. Mas o cantor Siouxsie Sioux e o baixista Steve Severin gostavam de improvisar barulhos com o futuro Adam And O guitarrista do Ants , Marco Pirroni, e um pré-Pistols Sid Vicious na bateria, formaram uma formação mais permanente de Siouxsie And The Banshees . Sua vibração sombria e sinistra de Velvet Underground , combinada com Kenny Morris’bateria sem pratos, separe-os imediatamente. À medida que cresciam mais pop, eles se juntaram ao Damned para ajudar a introduzir a cultura gótica, principalmente devido ao carisma fúnebre de Siouxsie.

Generation X

O membro do Bromley Contingent Billy Idol conheceu James do London SS quando ambos serviram na formação original do Chelsea. Ambos cansados ​​da arrogância do cantor Gene October , eles se separaram do baterista John Towe , mudando o Idol da guitarra para a voz quando encontraram Bob “Derwood” Andrews em uma banda de heavy metal. Depois que Keith Moon -esque Mark Laff substituiu Towe e eles assinaram com a Chrysalis Records, a Geração X começou a acelerar o glam básico para Ramones -oid specs. Eles receberam escárnio pelos looks adolescentes pinup dos membros, especialmente do Idol, enquanto eles acumulavam sucessos no Reino Unido como “Ready Steady Go” e“Sua geração.” Idol, é claro, se tornou uma superestrela solo global nos anos 80, enquanto James mudou para os heróis do punk-sintetizador Sigue Sigue Sputnik .

Wire

Grande parte da primeira geração de bandas punk de Londres, incluindo Glen Matlock do Pistols e Simonon do Clash, matriculou-se em várias faculdades de arte. Wire pode ter sido a primeira banda de escola de arte a soar como se tivesse estado em uma escola de arte. Eles tocaram na velocidade Ramones-ian em equipamentos baratos, mas seu material, como “12XU” e “Mr. Suit ”, trazia essas letras Dada -ist. E quando as palavras acabaram, a música terminou – fria. Isso resultou nessas músicas de um minuto ou menos que se tornaram bastante influentes no desenvolvimento do hardcore , especialmente em bandas mais experimentalistas como Minutemen. Com o tempo, Wire se tornou mais eletrônico, criando algumas melodias cativantes, embora perturbadoras, como “I Am The Fly”.

The Slits

Conheça os primeiros riot grrrls da história . O hype inicial sobre o punk rock era que nenhum talento ou habilidade era necessário para tocá-lo. As quatro adolescentes que compunham o Slits entenderam isso pelo valor de face, essencialmente aprendendo seus instrumentos e como escrever canções no trabalho. Eles eram irreverentes em todos os aspectos de suas vidas, seja em relação às convenções da sociedade ou à estrutura musical. Isso resultou neste rock tribal deliciosamente decrépito, principalmente punk por força de atitude e o puro entusiasmo com que o vocalista Ari Up , o baterista Palmolive , a guitarrista Viv Albertine e a baixista Tessa Pollitt o atacaram. À medida que desenvolviam chops reais, eles se transformaram em uma roupa de reggae ousada, melhor apresentada no álbum de estreiaCorte . 

X-Ray Spex

Poly Styrene era Mari Elliott, uma adolescente mestiça com aparelho ortodôntico que vinha seguindo a trilha hippie com um single pop-reggae fracassado chamado “Silly Billy” em seu nome. Uma chance de se expor aos Sex Pistols em um píer mudou sua vida. X-Ray Spex formado a partir de entrevistados para seu anúncio classificado de jornal de música em busca de “jovens punx que querem se manter juntos”. A banda transformou a crítica zombeteira de Styrene de uma sociedade artificial em um som áspero pós-Pistols, diferenciado pelos penetrantes solos de saxofone de Lora Logic . Ninguém que ouviu o extraordinário single de estreia “Oh Bondage! Levante-se! ” logo se esqueceu disso.

Sham 69

Sham 69 , liderado pelo hiper-sério Jimmy Pursey , anunciou a chegada da segunda onda do punk. Eles tiraram o som básico dos acordes de guitarra dos Sex Pistols, ajustados aos ritmos do trem de carga dos Ramones, e um cantor rude latindo sobre as preocupações da classe trabalhadora. Infelizmente, eles ganharam a devoção da mais nova geração de skinheads racistas , que começaram a assediar a banda e interromper violentamente seus shows quando Pursey os repudiou veementemente. Sham 69, no entanto, conseguiu criar alguns dos hinos juvenis mais apaixonados do punk dos anos 70 antes de serem concluídos, incluindo stompers como “Borstal Breakout” e “If The Kids Are United”.

UK Subs 

Liderados por várias formações pelo irreprimível rosnador principal Charlie Harper , os Subs do Reino Unido sobreviveram aos Sex Pistols, aos Clash e virtualmente a todos os primeiros grupos punk de Londres, exceto os Damned e 999 . Eles mantiveram um som básico de carne e batata que poderia ser o equivalente punk do AC / DC : guitarras pesadas, uma seção rítmica vibrante e o rugido cockney de Harper celebrando a vida nas ruas entre os pobres. Os primeiros quatro dos 26 álbuns em ordem alfabética que eles lançaram renderam alguns sucessos britânicos que colocaram os Subs no Top Of The Pops– ravers esmagadores como “Stranglehold”, “Teenage” e “Party In Paris”. UK Subs são um exemplo maravilhosamente consistente para o mundo da potência do punk rock. 

Fonte/Texto: Alternativ Press

Sharing is caring!

Deixe um comentário