Esperteza sempre faz barulho: A malandragem ruim, presente em “Já Dei a do Santo”

Já se cantava nos tempos passados, as estórias da malandragem boêmia, que sobrevivia aos trancos e barrancos, à dureza da vida sem muita perspectiva, imediatista e entorpecida com muita bebida e música. Os donos e donas da noite, que inspiraram e criaram consagrados nomes da Música Popular Brasileira e que viram nascer gêneros musicais que perduram até hoje como divulgadores de suas crônicas, como o Samba, por exemplo.

Mas um consenso secular, que foi adotado com uma espécie de lei natural da selva urbana e que sobrevive até hoje, lembrado em muitas canções, é a máxima: “Malandro que é malandro, na área não vacila”, frase essa, presente na música Cada Um Por Si, do grupo de Rap paulistano, Sistema Negro, exemplifica uma das personagens mais odiadas nas ruas: O “mau malandro”, aproveitador e que desrespeita até os que andam com ele.

E o Trapper pernambucano Licio Gomez, trouxe de volta essa memória coletiva das ruas que anda e nos apresenta “Já Dei a do Santo”, uma expressão muita usada em seu estado, que possui em sua linguagem urbana, muito do sincretismo religioso, suas mandingas e tradições orais, presentes no vocabulário popular nordestino até hoje. Dar a do santo, significa oferecer o primeiro gole de um copo de bebida alcoólica às entidades que tomam conta e protegem as ruas, como forma de proteção de toda natureza de infortúnios. E um desses pedidos seria para proteger também dos que querem se fazer de mais espertos nas custas dos outros. E a música fala sobre isso: Que estejamos protegidos das más companhias, aproveitadores e “maus malandros”. Em sua já corriqueira parceria com Thiago Honorato (beatmaker, mais conhecido como A Orquestra Imaginária), Licio Gomez, que assina a direção musical e o Lyric Video, ques está no Youtube, nos traz um Trap sombrio, marcado por uma melodia carregada de Overdrive e um grave muito presente, gerando uma dramaticidade que é contrabalanceada pela letra debochada, que lembra muito as composições dos sambas dos anos 70 e 80, que traziam as crônicas das periferias, antes da criação e massificação do Rap Brasileiro. Uma releitura da forma de enxergar o bairro, em suas nuances e folclore contemporâneos.

Afinal, quem nunca viu ou viveu uma situação em que alguém quer se aproveitar de outro ou outra, na cara dura?

De certa maneira, Licio nos mostra que é possível construir referências com uma identidade mais brasileira e criar um Trap com uma linguagem mais próxima do que vivemos aqui. 

E quem ouvir sempre vai achar alguém na sua memória, que cabe na letra da música.

SERVIÇO:

Licio Gomez – Já Dei a do Santo (Single).
Data de Lançamento: 26/10/2021 – Youtube e Principais Plataformas de Streaming.
Letra/Direção Musical/Lyric Video: Licio Gomez.
Produção Musical/Mix/Master: Thiago Honorato (A OrquestraImaginária).
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=d9Pw1D5oaEg
Spotify: https://open.spotify.com/artist/7FFoWievICBt0NvIkj5Ltu
Deezer: https://www.deezer.com/br/artist/14467199

Redes Sociais:

Instagram: @licio_gomez
Facebook: liciogomez
Contatos para shows: liciogomez@hotmail.com

Sharing is caring!

Deixe um comentário