Shabê – nome proeminente do rap em BH lança seu primeiro disco solo intitulado Visão Monocular

Emerson Furtado, também conhecido como Shabê, um dos principais MCs da cena do rap mineiro, lança o seu primeiro trabalho solo, o álbum “Visão Monocular”. Com 10 faixas o disco apresenta referências literárias e da cultura pop, passando por filmes e quadrinhos. Embora sua crítica seja carregada de humor, não se engane, é ácida e poucas coisas podem ser mais contundentes do que a crítica com humor inteligente, como é o caso. Sobre as influências Shabê explica que o rádio foi uma das suas bases, daí as referências ao que ele chama de “samba melancólico” e o rock nacional oitentista, por exemplo. “Era o que eu ouvia em casa com a minha mãe, nos meus tempos de adolescência, então vem dessa época essa influência. Além de filmes, seriados, livros, quadrinhos, e até artistas locais, como Matéria Prima, Julgamento, Tamara Franklin e Retrato Radical”, conta. O título do disco, faz referência ao aguçamento dos sentidos, no caso o olhar atento à vida e ao cotidiano, além da própria limitação visual do artista, que perdeu visão de um dos olhos após um acidente na adolescência. Como forma de fortalecer a inclusão, cem cópias do disco terão encarte em braile e serão distribuídas gratuitamente.  

Com produção do baterista Edgar Filho, o álbum passeia pelo jazz, funk, rock, samba, tudo conduzido com maestria pelas linhas de rap do MC. As faixas “Visão Monocular” e “Pandemônio na Pandemia” já estão disponíveis nas plataformas e ganharam, respectivamente, um videoclipe e um liric vídeo.

Visão Monocular: https://bit.ly/2WbQzET

Pandemoônio na Pandemia: https://bit.ly/3y2DwCr

O disco será lançado no dia 04 de setembro com live no canal do Youtube do artista, às 20h. https://www.youtube.com/user/69shabe

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – Fundação Municipal de Cultura.

Longa estrada

Shabê iniciou sua caminhada artística na dança ainda nos anos 90, quando fez parte do grupo de dança urbana Caçadores de Estilo. No início dos anos 2000 lançou seu primeiro CD ao lado do amigo Maurô, também dançarino do grupo Caçadores de Estilo, trabalho que saiu pelo selo “Black White Discos” com o título “Shabê e Maurô”. Mas sua carreira como MC teve início mesmo em 2006, quando fez dupla ao lado do veterano Dokttor Bhu. Depois que esse trabalho acabou, numa aproximação natural com o Dokttor, e ele também tinha parado com o Divisão de Apoio, propus de fazermos um som juntos aí ele veio com a ideia de uma primeira música que foi a “O Que Cê Quer Broda”, feita sem compromisso para outros sons e estamos aí até hoje”, relembra Shabê. Em 2011 a dupla lançou o álbum Conglomano, com 11 faixas e Shabê participou dos trabalhos de diversos artistas como Heberte Almeida, Roger Deff, Cromossomo Africano, entre outros.

Instagram: https://www.instagram.com/shabe.furtado/

Spotify: https://spoti.fi/3j322iQ

SERVIÇO:

Live de Lançamento do álbum Visão Monocular, do MC Shabê
Data: 04/09 – 20h
Onde: https://www.youtube.com/user/69shabe

Sharing is caring!

Deixe um comentário