Pil Trafa, pioneiro do punk rock argentino, morre aos 62 anos

O vocalista do Los Violadores morreu de parada cardiorrespiratória em sua casa em Lima, Peru

Enrique Héctor Chalar, mais conhecido como Pil Trafa, vocalista da lendária banda Argentina de punk rock Los Violadores, morreu na ultima sexta-feira (13 de agosto) em sua casa na cidade de Lima no Peru. Ele tinha 62 anos. Um post no perfil da banda Pilsen no Facebook revelou a causa da morte como parada cardiorrespiratória.

Enrique Chalar nasceu em 1959, Trafa formou Los Violadores em Buenos Aires em 1981. A banda antiautoritária – o nome se traduz em “The Violators” – teve influências dos Sex Pistols, Damned e Buzzcocks. Uma das primeiras bandas a denegrir abertamente a ditadura argentina, eles tiveram que se apresentar como “Los Voladores” para evitar censura. Faixas iniciais como “Represión” (do LP Los Violadores de estreia em 1983) e “Uno, Dos, Ultraviolento” (de Y ahora qué pasa de 1985, hein?) Se tornariam fundamentais para o punk rock latino-americano.

Trafa formaria sua segunda banda, Pilsen, em 1992, após a primeira separação de Los Violadores, lançando álbuns em 1993 e 1994. Ele também lançou dois álbuns solo:El monopolio de las palabras de 2004 e Último hombre de 2015. Los Violadores iria se reformar e se separar várias vezes ao longo dos anos, com Trafa sendo o único membro constante da formação da banda em evolução. O último álbum de estúdio dos Los Violadores foi Rey o Reina, de 2009; eles lançaram um álbum duplo ao vivo em 2011 antes de se separarem para sempre. 

Ao longo de sua carreira de quatro décadas, Trafa lançou 22 álbuns entre seus projetos solo e em grupo. Ele também foi coautor de sua biografia Más Allá del Bien y del Punk com Juan Carlos Kreimer; no momento de sua morte, ele estava trabalhando em um segundo volume chamado El Punk Antes del Punk

Fonte/Texto: Pitchfork

Sharing is caring!

Deixe um comentário