Damião e a luta por reparação histórica do povo preto. Ouça o novo single de Hórus em parceria com Rimocrata

André Artur, mais conhecido como Hórus, é um rapper, beatmaker, designer e produtor brasileiro. Nascido em São Lourenço da Mata, Zona Oeste de Pernambuco, iniciou sua carreira musical em 2012, com apenas 13 anos. Desde então, Hórus vem se destacando pelo seu trabalho politico e experimental.

Damião, seu trabalho mais recente, conta com a participação de Gabriel da Silva Oliveira, conhecido como Rimocrata, rapper de 28 anos, natural de Recife.

A música tem como principal assunto a reparação histórica do povo preto brasileiro que sofre com as marcas do racismo até os dias de hoje, enfatizando, como um meio de emancipação, a reação do oprimido contra o opressor.

Hórus em uma pesquisa sobre a história de São Lourenço da Mata, encontrou uma matéria do jornal Diário de Pernambuco, publicada no dia 22 de outubro de 1880, no qual há uma noticia anunciando que o escravo Damião matou o seu feitor no engenho Cangaçá em São Lourenço da Mata.

O refrão do single “Damião” cantado e escrito por Hórus, carrega a referência de uma música de mesmo título do Douglas Germano, a qual é dedicada a Damião Ximenes Lopes que morreu no dia 4 de outubro de 1999, na Casa de Repouso Guararapes, vítima de tortura, haja vista ambos os artistas legitimam a violência em busca de justiça/vingança.

A cidade de Hórus Beatz, São Lourenço da Mata, é a capital do Pau Brasil, o qual foi responsável pelo primeiro ciclo econômico do país e que viabilizou o genocídio e exploração dos povos africanos e indígenas Além disso, São Lourenço também tinha 28 engenhos de cana de açúcar com a produção de mão de obra escrava, ilustrado nos versos “Vermelho na roupa não é Pau Brasil / Nós não trabalha mais nesses canaviais / Respeita minhas tranças e meu candomblé / Meus tambores vem com força desses ancestrais”.

A música trás referências diversas do campo de estudo do racismo estrutural e institucional. Dessa forma, nomes como Mohamed Ali, Malcom X, Jordan Peele, Franz Fanon e Thomas Sankara são usados na letra; nos versos o artista faz críticas a indústria cultural das massas que dá palco à programas televisivos/de reality show que violenta o corpo negro em razão do entretenimento, assim como os piqueniques realizados por brancos enquanto pessoas negras eram torturadas e assassinadas na epoca colonial.

Na direção de Cleiton Oliveira, Maria Beatriz (roteirista) e Paulo Victor (câmera e edição de vídeo), o filme conta também com o grupo de capoeira Angileiros do Sertão – fundado na Bahia, mas que possuí um núcleo na cidade de São Lourenço da Mata desde 2018; Coletivo são lourencesse Mulheres na História com a participação de Fabíola Tayane (atriz) e Marcela Carla (maquiadora); Felipe Daren (ator) e Marcos Coutinho (ator).

“O projeto em si é muito bonito porque as pessoas que participaram já trazem e carregam lutas, projetos de reparação e conservação da nossa história”.

O single Damião será lançado dia 26 de junho no canal do YouTube de Hórus Beatz e nas demais plataformas de stream.

Ouça agora “Damião” na sua plataforma de preferencia: https://fanlink.to/damiao

Sharing is caring!

Deixe um comentário