Lucas e Orelha apresentam “Felicidade Black V”, quinto e último lançamento musical do projeto “Felicidade Black”

O projeto Felicidade Black acaba de apresentar “FELICIDADE BLACK V”, seu quinto e último lançamento musical. A nova faixa foi escrita por Umberto Tavares, Jefferson Jr. e Romeu R3. Diferente dos lançamentos anteriores do projeto, nesta música Lucas e Orelha cantam sozinhos. Eles explicam que não seria justo com as participações do projeto que, nessa faixa, algumas vozes se destacassem em relação às demais. No entanto, no clipe da canção todos os que colaboraram para a construção do projeto se encontram, advogada, roteirista, compositores, coreógrafas, participações das outras faixas, calebrando juntos a felicidade. Ouça, baixe e assista aqui.

“Essa canção é uma exaltação ao passado e uma promessa para o futuro. Nosso passado é preto, assim como o nosso futuro. Composta pelos nossos queridos Umberto, Jefferson e Romeu, a música fala sobre como cada porta-voz da luta preta dos dias atuais é o resultado de uma linhagem histórica de grandes figuras que abriram as portas para estarmos aqui hoje. “Quem vê Iza não tá ligado, mas já ama Elza. E cada frase de Emicida é um resgate por vez de um Tornado na BR-3″. Nossos ídolos de hoje são reflexos de nossos ídolos de ontem. E essa evolução nunca vai parar”, contam Lucas e Orelha.

A faixa segue o sucesso de “João Ninguém (Felicidade Black IV)”, que contou com a participação da cantora Mih. A música foi composta pelo Umberto Tavares, o Jefferson Jr. e o Romeu R3 poucos dias depois da morte inexplicável do João Alberto pelos agentes de segurança do Carrefour, em Porto Alegre. Apesar de a letra não falar explicitamente sobre isso, ela mostra justamente que, como esse João, existem milhares de outros ‘Joãos’ que têm suas vidas diminuídas e muitas vezes ameaçadas apenas pela cor da pele. Não existe explicação para o sentimento de ser um “João Ninguém” aos olhos da sociedade. Essa música foi um grito em favor dessa parcela da população, que precisa de tanta força para tentar fazer valer seus direitos humanos básicos”, explicam Lucas e Orelha.

“É tão bom sonhar (Felicidade Black III)”, a terceira música do projeto Felicidade Black, está disponível nas plataformas de música por streaming desde o último dia 27 de novembro. Apresentada por Lucas e Orelha ao lado de Lellê, Mc Marcinho e Buchecha, a canção fala sobre as histórias e vivências individuais dos artistas, que celebraram a oportunidade de cantar ao lado dos ídolos Marcinho e Buchecha nesta faixa como “um grande sonho realizado” Ouça e baixe aqui.

Idealizado pelos produtores musicais Umberto Tavares e Jefferson Junior, tendo como parceiros o Portal POPline e o Facebook, o projeto Felicidade Black traz músicas e experiências que valorizam a cultura e a identidade pretas e propõe discussões e trocas de experiências de vida dos pretos no Brasil. A realização do projeto é resultado da parceria entre a Universal Music e o selo TsVox Music.

Como o próprio nome diz, o encontro da felicidade é o tema central do projeto. Qual a visão do preto em seu papel na sociedade: vida pessoal, carreira, equidade, diferenças dentro da comunidade, ancestralidade, acesso ao mercado de trabalho e autoimagem.

Quem assina a programação musical do projeto é a dupla de cantores Lucas e Orelha, que dá voz às músicas, junto com vários convidados. Ao todo, foram lançadas cinco músicas e seus respectivos clipes, que já estão disponíveis em todas as plataformas digitais. “O projeto cresceu de uma forma linda, evoluiu e atingiu cada vez mais gente. A mensagem que quisemos passar é uma de fé e esperança para o povo preto e também de informação e solidariedade a todos que assistirem os conteúdos. Cabe a cada um de nós dar um pouco de si para que o nosso mundo possa cada vez mais se tornar um lar amoroso, pacífico e humanitário”, comentam os artistas.

O primeiro lançamento musical do projeto, a faixa “Felicidade Black”, chegou às plataformas digitais no mês passado. A canção foi composta por Lucas e Orelha, em parceria com Becca Perret, DJ Zulu e Rapha Lucas. Ouça e baixe aqui.

A programação musical foi acompanhada por uma série de conteúdos, incluindo diversas conversas, que contaram com a participação de representantes pretos das mais variadas áreas profissionais, entre eles Rodrigo França (ator, diretor, roteirista), Arielle Macedo (coreógrafa), Katiuscia Ribeiro (filósofa doutora em filosofia africana), Luiza Teles (advogada de Direito Autoral), Jonathan Raymundo (professor de história, palestrante e escritor), Flavio Saturnino (CEO do Portal POPline), além dos próprios cantores que interpretam as faixas. Divididas por temas, essas conversas foram também lançadas em vídeos no perfil de Facebook/Instagram da dupla Lucas e Orelha. Os conteúdos musicais estão disponíveis em todas as plataformas de streaming e no canal do YouTube da dupla.

O produtor Umberto Tavares conta como nasceu a ideia do projeto: “Surgiu da necessidade de cantar ao povo preto uma mensagem de esperança e de amor em um ano com tantos fatos tristes envolvendo racismo. “I can’t breathe” é a frase do ano. E aquele sonho, lá de 1963, de Martin Luther King, ainda não se realizou. Nós, pretos, ainda sonhamos com igualdade, com oportunidade, com respeito. Por isso, decidimos levar uma mensagem musical e de esperança ao nosso povo. Uma mensagem positiva, vibrante, como é a nossa essência. Por isso, ‘Felicidade Black’”.

A ideia inicial era fazer um projeto estritamente musical, mas sua abrangência foi se expandindo conforme os idealizadores foram angariando apoio. “Com cada pessoa que compartilhávamos a ideia, vinha um sorriso e ganhávamos um aliado. Todos queriam participar, se agregando de alguma forma ao projeto. Os debates foram ampliados e uma música se transformou em mais quatro. O bate-papo virou roda de argumentação, novos artistas souberam e pediram para participar, enfim… temos um céu de oportunidades! Os novos planos são de um EP, um show, um evento, um movimento cultural / social, um programa de TV… Tudo agora pode acontecer com este projeto...”.

Historicamente, a música se tornou uma importante aliada da luta das pessoas pretas. “A música sempre foi uma voz mensageira, sempre foi um grito. É uma ferramenta de luta. Para falar sobre racismo ela é grandiosa! E no Felicidade Black’ mela é fundamental para enaltecer a cultura preta”, disse Lucas. “A música é democrática, é para que todos possam ouvir. Ela traz informação, com beleza e sensibilidade. Estou muito feliz com todo esse projeto”, complementa Orelha.

Em uma análise do legado deixado pelo projeto, Lucas e Orelha celebram a oportunidade de ter levado felicidade para a comunidade preta, a possibilidade de mostrar que ser feliz é um direito do povo preto. “Quando começamos o projeto, já tínhamos uma sementinha plantada, dentro da gente, em relação a qual nosso papel na sociedade, sendo dois dos inúmeros porta-vozes da luta preta no Brasil. A gente sabia o que queria, sabia que era importante para nós e nosso público. Mas realizar esse projeto trouxe uma imersão e um aprendizado tão grande sobre a nossa história e cultura, que é como se tivéssemos nos tornado novas pessoas. Fomos agraciados pela oportunidade de levar essa história aos ouvidos de ainda mais gente”, celebram os artistas.

Conversas para mudar o futuro: o projeto “Felicidade Black” é mais que um desejo, é um convite para que todos possam entender e viver essa felicidade!

A programação dos lançamentos conta com conteúdo de debates e músicas sobre o tema:

03/09 – Pílula Felicidade Black

https://www.facebook.com/lucaseorelhaofficial/videos/3240846602697964

10/09 – Conteúdo: Felicidade Black 1

https://www.facebook.com/lucaseorelhaofficial/videos/370853180582741

17/09 – Conteúdo: Felicidade Black 2

https://www.facebook.com/lucaseorelhaofficial/videos/1487290104805183

24/09 – Conteúdo: Composição e Referências

https://www.facebook.com/lucaseorelhaofficial/videos/380732146640405 

16/10 – Conteúdo: Família Preta 1

https://www.facebook.com/lucaseorelhaofficial/videos/395067438550600

22/10 – Conteúdo: Família Preta 2

https://www.facebook.com/781893511865075/videos/402475454251824/

04/12 – Conteúdo: Protagonismo Negro

https://www.facebook.com/lucaseorelhaofficial/videos/1290407921292056

Sharing is caring!

Deixe um comentário