“jardim entre os ouvidos” fortalece trabalho autoral do cantor Saudade e traz aumento significativo de público em ano atípico

Número de streams teve um aumento de 168% no último ano, em 84 países

Créditos da imagem: Marina Vancini

O cantor e compositor Saudade fecha o ano com a repercussão do álbum “jardim entre os ouvidos”, lançado no dia 19 de novembro, junto de números significativos de streams, como mostrou a retrospectiva da principal plataforma de streaming do país, o Spotify.

O primeiro disco da carreira do artista foi inspirado no tríptico “O Jardim das Delícias Terrenas“, do holandês Hieronymus Bosch, que descreve a história do mundo a partir da criação. A partir dessa concepção, “jardim entre os ouvidos” explorou o conceito de microuniversos, sendo cada música canção um destes espaços independentes que, juntos, compõem o lugar interno para onde as pessoas são transportadas ao escutar o álbum.

Cada faixa contou com uma arte que ilustra esse universo interdependente que molda a trajetória de “jardim entre os ouvidos”. O artista Vinícius Tibuna explica como desenvolveu a ideia: “Quis criar um universo que existe na cabeça do saudade, como se fosse um jardim secreto onde ele consegue acessar cada uma das suas memórias”.

O protagonista desta história é saudade, que interpreta e assina todas as composições, bem como os pianos e violões. Depois de uma longa trajetória na banda Hover, o músico em carreira solo passou por um sensível processo de redescoberta sonora pautado por influências bastante brasileiras, como Os Mutantes e Clube da Esquina.  

“Do lado humano, tem sido muito bom o retorno. Mesmo neste ano exaustivo que foi 2020, as pessoas estavam abertas a escutar música nova com cuidado, com imersão. Se por um lado foi um ano de isolamento, minha música chegou em muita gente nova e também solidificou um pouco mais minha carreira”, conta o artista.

Com o final do ano e o lançamento do álbum, o artista acumulou números significativos, de acordo com a retrospectiva do Spotify. Enquanto o número de streams teve um aumento de 168%, o artista passou de 38 mil para 120 mil, em 84 países, mostrando uma positiva repercussão de seu primeiro grande projeto.

Sobre saudade:
O artista Saulo von Seehausen assumiu a personificação de saudade dentro do universo musical, traduzindo para sua música o sentimento de nostalgia, em uma ambiciosa revisita às sonoridades mundialmente apreciadas da música brasileira. Desde o apelo e delicadeza da canção da bossa nova e MPB à exploração de arranjos e texturas da Tropicália e psicodelismo brasileiro, misturando influências clássicas como Os Mutantes e Clube da Esquina com abordagem e linguagem atuais, passando por pianos e elementos eletrônicos à la Sufjan Stevens, Àsgeir e Tom Misch.

saudade saiu em turnê pelos Estados Unidos em 2018 e 2019, e retornou ao Brasil para iniciar seus passos em shows em São Paulo e Rio de Janeiro, em meio às gravações de seu primeiro full album. Durante a quarentena, lançou o single “ciclobenzaprina 5mg”, composto em parceria com Luiza Caspary; e disponibilizou seu primeiro álbum nas plataformas digitais.

 
 

Sharing is caring!

Deixe um comentário