Vitor Pirralho & U.N.I.D.A.D.E. lançam clipe gravado no Uruguai nesta quinta-feira (18)

Vídeo da faixa “As Aventuras de Pi” traz o rapper em locações nas cidades de Montevidéu e Punta Del Este

O grupo alagoano Vitor Pirralho & U.N.I.D.A.D.E. lança nesta quinta-feira (18) o videoclipe da faixa “As Aventuras de Pi”. Com imagens gravadas no Uruguai, o resultado já está disponível no canal da Som Livre no YouTube e traz o vocalista (Pirralho) em famosos pontos turísticos da capital do país, Montevidéu, assim como na cidade-balneário de Punta Del Este. Produzido em 2019, todos os registros foram captados antes do atual momento de isolamento social, provocado pela pandemia de Covid-19.

O nome da faixa, aliás, é um trocadilho com o livro homônimo – de autoria de Yann Martel e que ganhou adaptação cinematográfica do cineasta Ang Lee – e a primeira sílaba de Pirralho. A letra, por sua vez, é repleta de referências não só a essa obra, como também à história que a permeia, como o fato de estar envolvida em uma discussão de plágio com a publicação “Max e os Felinos”, do brasileiro Moacyr Scliar. Logo na primeira estrofe, uma citação metafórica aos personagens e à polêmica pode ser percebida no trecho “Sem zebra nem suco de laranja / Entre hienas e tigres, a gente se arranja / A noite é minha, sou eu quem esbanja / Atração principal, não me venha com canja / Nem plágio, estágio é pra principiante / Eu sou profissional, conheço fraude de longe”.

Há ainda menções à ícones como Zumbi e o jornalista Vladimir Herzog, além de referências sutis à Caetano Veloso e Gilberto Gil (“E só para constar o Haiti é aqui”) e ao livro “1984”, de George Orwell (“2 e 2 podem ser 5”). Já o teor instrumental da faixa é uma homenagem à clássica batida de hip hop dos anos de 1980/90. Da mesma época saiu também a ideia para o refrão “lute pelo seu direito de brincar, mas não brinque com o seu direito de lutar”, inspirado na música (You gotta) Fight for your right (to party) do grupo americano Beastie Boys.

Sabendo um pouco da história do vocalista, que é professor de literatura brasileira e língua portuguesa, fica fácil entender a inteligência presente nas rimas e a riqueza de referências no conteúdo da faixa, composta por ele em conjunto com o músico Pedro Ivo Euzébio, integrante da U.N.I.D.A.D.E. (União Não Influenciada Demagogicamente Antropofagia Determina o Estilo). A música “As Aventuras de Pi” compõe o álbum “A invenção é a mãe das necessidades“, o terceiro da carreira do grupo, lançado de forma independente em 2019 e relançado pela Som Livre exatamente um ano depois, em fevereiro de 2020. Os anteriores são “Devoração crítica do legado universal” (2008) e “Pau-Brasil” (2009).

Clipe “As Aventuras de Pi” – Vitor Pirralho & U.N.I.D.A.D.E.

Lançamento Som Livre – 18 de junho/2020

 Ficha Técnica:

Direção: Vitor Pirralho e Ruy Guimarães
Imagens: Eduardo Albuquerque
Edição e finalização: Ruy Guimarães

Sharing is caring!

Deixe um comentário