A poesia de Sant renasce ao lado de Onni, Angola e Guizo na bela “Ponto de Força”

Após um ano e dois meses de recolhimento para um mergulho em si mesmo, o genial Sant está de volta e em grande estilo com a canção “Ponto de Força” ao lado de seus irmãos de jornada Onni, Angola e Guizo trazendo uma mensagem que reconforta e reenergiza corpos, mentes e espíritos em tempos de incertezas e angustias. É uma janela que se abre para respirarmos novos ares.

Ponto de Força” é uma linda e potente obra composta de três belíssimos atos apresentados por Onni, Guizo e Sant e há um refrão primoroso do Angola que faz a passagem sutil de um ato para outro, mantendo o vigor e a beleza poética de cada ato. A música é um registro de uma experiência espiritual, uma experiência com o transcendente, transformadora, vivenciada conjuntamente pelos artistas que decidiram transforma-la em arte, conforme nos explicou Sant. “Ponto de Força surgiu de uma convergência de forças”, conclui Sant.

Fizemos essa música em 2018, durante uma residencia artística formada por mcs e produtores, ‘ponto de força’ é uma das mais de 15 musicas que fizemos juntos. Asiri fez o instrumental e quem se identificou mais escreveu nela. Minha letra é um pedido de esperança em forma crítica, citando algumas mazelas do povo preto e algumas referências musicais.”, disse Guizo.

A música é uma canção de esperança, de amor e redenção que nos mostra que é possível o renascimento de um novo ser, aprendendo com os erros do passado, enxugando as lágrimas, trabalhando no presente para construir um futuro. E nunca esquecer que resistir é manter-se vivo.

Uma letra tão potente merecia um instrumental a altura. E foi o que fez Asiri ao buscar para base da música a linda canção “Strange Fruit” da eterna Billie Holiday, canção que simboliza a luta contra a violência racial.  Com uma produção impecável, Asiri acomoda a letra e sua mensagem com perfeição criando uma atmosfera arrebatadora de sentimentos e intensidade.

Se som, letra e mensagem tiveram um casamento perfeito, o clipe faz a interpretação perfeita dessa união através de imagens simples, mas mágicas em sua proposta. Gabriel Camacho, com toda sua sensibilidade e talento, apresenta a água como matriz primordial de vida e regeneração. A água simboliza a transformação, o batismo, o nascimento de um novo ser. Mais sublime impossível.

Sant deixa claro que “Ponto de Forçanão representa sua volta, mas um novo ponto de sua carreira e sua vida. “É como seu eu estivesse vindo do zero, trabalhando a bagagem de meus erros e acertos de antes, mas querendo fazer diferente. Eu amo fazer rap e vou fazer isso pra sempre. Porém, não quero fazer da mesma forma.” Declara Sant. Essa canção não representa a volta de Sant, mas seu renascimento. Sant está vivo na arte mais potente, leve e seguro.

Como disse Friedrich Nietzsche: “A arte existe para que a realidade não nos destrua.”. “Ponto de Forçaveio com a missão de nos resgatar do caos/desordem do nosso dia-dia que nos tornou tão desumanos e egoístas. Sant, Onni, Angola, Guizo e Asiri acenam com a arte como uma luz para clarear nossas mentes e energizar para nossos corpos. Que ponto de força emane força e energia para podermos ser mais. Vamos nos permitir ser mais. Mais amor, mais humanos, mais coragem, mais luta. Mais vida e menos morte.

Sharing is caring!

Deixe um comentário