Renan Inquérito e Rashid fazem parte da programação e falam sobre a influência literária no Hip-Hop
Difícil dizer se primeiro veio o Ritmo ou a Poesia, mas a soma de batidas e palavras que faz do rap uma linguagem é também porta de entrada para o mundo literário e da escrita. Exemplo disso é a facilidade com que os rappers Renan Inquérito e Rashid escrevem por linhas a fio em poesia rimada ou articulando pensamentos.
Durante a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, Renan e Rashid trazem ao público uma nova maneira de se falar sobre literatura e música, usando o rap como conexão e a escrita como arte transformadora.
Na sexta-feira (25), Renan Inquérito apresenta a sessão “Clássicos da Minha História” com imersão em “De MANO para MANO(el)”, sarau que homenageia o legado de Manoel de Barros com a modernidade e informalidade da poesia de rua que Renan domina como ninguém. Autor de três livros, Renan é professor, compositor, poeta e MC. Fundou o grupo Inquérito, atuante desde 1999 e referência do rap produzido no interior de São Paulo.
No sábado (26), um salão de ideias reúne Renan e Rashid tratando sobre a influência que os livros têm em suas carreiras musicais e o quanto a literatura é fundamental para o Hip Hop. Em conversa sobre educação, sociedade e cultura, os dois mostram os paralelos e conexões entre escrita, leitura e música.
No mesmo dia, Rashid faz lançamento e tarde de autógrafos de seu primeiro livro, intitulado Ideias que rimam mais que palavras – Vol.1, obra biográfica em que conta a própria história através das letras de suas canções.
A parceria de Renan e Rashid também pode ser conferida na faixa “Turbulência”, no novo álbum do Inquérito, Tungstênio, lançado em março.
Serviço:
Sexta-feira, 25 de maio
Renan Inquérito em “Clássicos da Minha História”: “De MANO para MANO(el)”
10h30 | Auditório Meira Jr, Theatro Pedro II | Rua Álvares Cabral, 370
Sábado, 26 de maio
Renan Inquérito e Rashid no Salão de Ideias “Livrando com o Hip Hop”
Tarde de autógrafos com Rashid
16h30 | Auditório Meira Jr, Theatro Pedro II | Rua Álvares Cabral, 370
Atividades gratuitas. Retirada de senha com 1h de antecedência.