Casa das Rosas recebe Torneio de Slam inédito no 7º Festival Estéticas da Periferia

Poesia é tema de bate-papo e competição no museu-casa

Para disseminar e dar visibilidade à produção artística da periferia da cidade de São Paulo, a sétima edição do Festival Estéticas da Periferia realiza mesa de debate e Torneio de Slam, inédito na cidade, na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis. As atividades são gratuitas e acontecem nos dias 31 de agosto e 2 e 3 de setembro (quinta-feira, sábado e domingo).

A mesa de debate Estéticas da periferia – Poéticas abre a programação no museu-casa no dia 31 de agosto, quinta-feira, às 19h. A conversa com Emerson Alcalde, Raquel Almeida e Ruivo Lopes – representantes de grupos de slam da grande São Paulo – reflete sobre a produção literária na periferia e as poéticas que derivam desse contexto.

Apresentado pelo poeta Emerson Alcalde, o Torneio de Slam acontece dias 2 e 3 de setembro, sábado, às 17h e domingo, às 15h. Slams são batalhas de rimas onde artistas recitam seus poemas para o público, que é também júri e escolhe o vencedor de cada encontro. “Todo ano o núcleo curatorial discute qual será o espetáculo de abertura do evento e, devido à grande efervescência dos Slams na cidade, pensamos em um torneio entre Slams, algo que ainda não ocorreu em São Paulo”, conta Adriano José, coordenador de programação do Festival.

Participam da competição três representantes de cada um dos seguintes grupos: Menor Slam do Mundo, Slam da Guilhermina, Slam da Norte, Slam da Ponta, Slam da Roça, Slam das Minas, Slam do 13, Slam do Grito, Slam do Prego, Slam Função, Slam Resistência, Slam Sujeira, Uma Tacada Só e ZAP! Slam. O grupo vencedor do torneio ganha uma publicação editada pela Editora Giostri, em parceria com a Casa das Rosas e impressa pela Ação Educativa.

Idealizado pela Ação Educativa, o Estéticas da Periferia mobiliza inúmeros espaços culturais em diversas áreas da capital paulistana durante uma semana. O projeto foi criado para evidenciar o aspecto artístico das produções periféricas, reconhecida quase sempre por seu caráter social. “O evento acontece em dezessete territórios e somente um no centro – que inclui Casa das Rosas, Instituto Morei Salles e Museu do Futebol, com mais de 90 atividades”, diz Adriano José.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo – Avenida Paulista – o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO: Festival Estéticas da Periferia

Mesa de debate – Poéticas

31/08, quinta-feira, às 19h.
Recomendação etária: livre.
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.

Torneio Slam

02 e 03/09, sábado, às 17h e domingo, às 15h.
Recomendação etária: livre.
Grátis.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 | www.casadasrosas.org.br

Assessoria de Imprensa – POIESIS

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br
Aline Takaschima | (11) 4096-9852 | alinetakaschima@poiesis.org.br
Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de Imprensa

Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Gabriela Carvalho (11) 3339-8070 | gabrielacarvalho@sp.gov.br
Damaris Rota (11) 3339-8308 | drota@sp.gov.br

Sharing is caring!

Deixe um comentário