Na Bexisdê – Precisamos de um Circuito Local

 

Por Romildo Tamujuntu

Estamos em uma total crescente da cena de cultura urbana por toda Baixada Fluminense-RJ.

São eventos para todos os tipos , gostos e gêneros . É Sarau , é eventos de Rap e Hip Hop em sua maioria , são mostras  de cinema e encontros literários , e agora está surgindo até Festas de Trap e de Bass.

Mas está tudo acontecendo ao mesmo tempo , e às vezes são eventos dos mesmos gêneros nos  mesmos dias , e muito próximos de um município para o outro .

Tendo em vista que o público para tais eventos de cultura urbana ainda é pequeno apesar da crescente do movimento , é necessário oxigenar a cena como afirmou Dudu de Morro Agudo outro dia nas redes sociais.

E a melhor forma de se oxigenar a cena é criar um calendário para estes eventos , uma espécie de circuito local.

E que cada um funcione em seu dia , data e local específico seguindo uma programação adequada e que todo esse público tenha a opção de poder ir em quase todos eles se houver a disponibilidade e interesse.

Na próxima quarta 01 de Junho acontecerá em Morro Agudo um primeiro encontro que visa discutir esta questão, para melhorias da cena dentro dela mesma a partir das próprias pessoas que fazem este moinho girar.

A visão tem que ser ampla dos organizadores e o o pensamento tem que estar à frente sempre , para que novos eventos possam surgir sem agredir o calendário.

Hoje temos a todo vapor o Musicação na Pista em Nova Iguaçu sob o comando do DMT que  não tem uma agenda específica ainda , e o mesmo DMT ainda contribuindo demais para a cena ajudando a fazer acontecer mais alguns eventos em Nova Iguaçu como a Batalha da Resistência por exemplo e o Brechó Gambiarra.

A QDN Rap em Austin acontece toda sexta feira e agora surgiu também as sextas a Batalha do Reino na Cerâmica em Nova Iguaçu , se cada um fosse a cada 15 dias a galera poderia curtir os dois , a Praça da Telemar em Mesquita abriga duas quintas por mês a Roda Cultural comandada por Natan e Roque do Autonomia , às terças em São João na Pista de Skate temos uma Roda Cultural por lá batendo 500 cabeças por edição , neste ano o Batidas & Rimas em Queimados acontece até Outubro uma vez por mês sempre aos últimos sábados , e a pouco tempo tínhamos a Batalha Verbal em Miguel Couto movimentando bastante pessoas também , e ainda temos os circuitos de curtas metragens , poesias , e o de Brechós itinerantes , e vai surgir ainda este ano a Roda Cultural de Morro Agudo capitaneada por Baltar.

Enfim bastante coisa para se apreciar , aproveitar e curtir , se organizar direitinho todos ficaram lotados.

Romildo Tamujuntu é Ativista Cultural e produtor do evento Batidas & Rimas no município de Queimados

Sharing is caring!

Deixe um comentário