Inquérito mistura rap com tango e lança “Madre Tierra”, gravado na Argentina

Inqueirto - Foto Marcio Salata
Inqueirto – Foto Marcio Salata

Videoclipe é parte do projeto “Uma Só Voz” que começou em Cuba e vai percorrer diferentes países da América Latina

Já imaginou ouvir rap com tango – o ritmo tradicional Argentino? Esta é a proposta da música “Madre Tierra”, gravada pelo Inquérito em Buenos Aires, na Argentina, com participações de Malena D´Alessio e Ramiro Abrevaya.

Com produção musical de DjDuh (GrooveArt´s),  a canção mistura a força das rimas do rap do Inquérito,  com instrumentos tradicionais do tango, como guitarra criolla e bandoneon.  “A música começou ainda no Brasil, no estúdio do Duh e quando fomos para a Argentina, gravamos as vozes, instrumentos e participações. Foi louco gravar num estúdio onde os caras do tango gravaram também e embora nossa música não seja um tango, ela quis, teve a intenção de inserir esses instrumentos típicos de lá”, contou Renan Inquérito.

As gravações aconteceram quando o Inquérito esteve no país ‘hermano’ para participar do Festival Latinoamericano Del Ritmo, a convite do músico e produtor cultural, Diego Barreiro, que foi quem fez a ponte entre os músicos, conseguindo uma fusão não apenas entre idiomas e países diferentes, mas de estilo.

Inquerito & Ramiro Abrevaya - Foto Marcio SalataPara Ramiro Abrevaya, esta foi a primeira experiência com o rap. “Foi uma fusão que funcionou. Foi uma bela experiência. O convite veio do Diego Barreiro, que me escolheu dentre muitos músicos argentinos que ele tinha ouvido, e estar no estúdio, sem um trabalho anterior, foi interessante. Nós nos encontramos lá, eles me mostraram o básico da música e me pediram para escrever e compor o coro. Em poucas horas escrevemos a letra e gravamos. Felizmente eu era capaz de traduzir o espírito que o Renan queria transmitir com a música. Estou muito feliz com o resultado, porque concordo com a filosofia que a canção exprime. O vídeo também ficou bem bonito, é um trabalho bem abrangente”, comentou o músico.

Outra participação da música foi a da rapper Malena D´Alessio. Filha de um pai desaparecido na ditatura argentina,ela traz para a música toda a crítica social e política ado país. Foi a fundadora do já extingo grupo ActitudMaría Marta, que esteve no Brasil em 2011 par alguns eventos.  Para a canção “Madre Tierra”, fez questão de expressar a força da luta que faz como bandeira, que está diretamente ligada aos direitos humanos, das mulheres e da cultura popular.

Já o material audiovisual teve a direção e finalização de Eddie Silva, do estúdio Grito 33. Ele acompanhou o Inquérito durante toda a viagem e flagrou momentos do grupo no aeroporto, no estúdio, nas ruas da Argentina e também em eventos ligados à música, que são traduzidos nas imagens do videoclipe.

“Uma Só Voz”

A música é parte do projeto “Uma Só Voz”, que busca estreitar os laços musicais entre o Brasil e os demais ritmos da América Latina. A primeira gravação aconteceu em 2015, na cidade de Havana, em Cuba. Na ocasião, o Inquérito gravou com o La Invaxión, que tem integrantes no Caribe e no Uruguai.

A proposta é mostrar o rompimento de fronteiras entre a música independente, promovendo um espetáculo único e inédito, de intercâmbio musical latino. O Inquérito pretende, em 2016, fazer outros trabalhos nesta linha, embora o próximo país a ser visitado ainda não tenha sido definido.

“A América Latina é muito grande e muito rica. O Brasil é o único país de língua portuguesa na região, e é muito importante que consigamos viajar e mostrar nossa música, nossa arte, em outros locais. Foram experiências bem diferentes estar em Cuba e na Argentina. Cada país com suas particularidades, cada músico com seus talentos e isso só exprime o que o rap é capaz: romper fronteiras e traduzir sentimentos”, completou Renan Inquérito.

 Serviço – Mais informações sobre o Inquérito podem ser obtidas pelo site www.souinquerito.com.br e pelo blog www.souinquerito.wordpress.com.br

https://www.youtube.com/watch?v=N9zQspjmohA&feature=youtu.be

Sharing is caring!

Deixe um comentário