Deka – o rap envolvente e criativo da Bolivia

Deka - Rap BoliviaDeka iniciou sua caminha no hip hop aos 15 anos de idade, e nesta época, na sua cidade, a música e cultura em geral, que abrange os quatros elementos do movimento como o “Rap”, o “DJ”, o “Break” e o “Graffitieram inacessíveis porque quase ninguém que ele conhecia estava interessado no gênero, pois oque estava no auge neste momento eram as gangues, graças a um filme chamado “blood in blood out“, eles estavam se tornando cada vez mais violento por nãoentenderem a mensagem do filme. É neste momento que surge os primeiros trabalhos com spray que eram as famosas marcas territoriais das gangues.

Com relação a música!, era quase totalmente inacessível para Deka, a única forma de contato com o rap era através de um programa de rádio desconhecido do resto da humanidade, e de um amigo que estava recebendo algumas músicas gravadas em fita, se não fosse isso talvez ele estaria envolvido com outros gêneros musicais, mas graças ao rap ele se encontrou. E ele explica o por que: “Eu não escolhi hip hop, simplesmente me encontrei nele”

Deka DK - Rap BoliviaSeus primeiros passos no rap foram com dois bons amigos da escola. Juntos tentavam fazer as rimas e gravar as primeiras canções. Juntos faziam as rimas e tentaram gravar alguma coisa, mas nunca conseguiram. Foi graças a essas tentativas, que um de seus amigos entrou para o mundo cristão. E no mundo cristão conheceu quem seria um dos melhores amigos Deka até hoje, o “Dj Ld”. E foi assim que, com a parceria de DJ Ld, que já tinha algumas músicas gravadas e tinha um grupo de amigos (Karina, Dj Taz, JuanC e Jc), nos tornamos bastante conhecidos no mundo cristão. Porém, nem tudo que começa bem, necessariamente termina bem, e o grupo se desfez. O principal vocalista se foi levando tudo que o grupo havia conquistado. Mas tudo fortaleceu os que ficaram. Diante disso, Deka voltou a ponto zero e decidiu produzir um novo material com, Dj Ld, Karina, Dj Taz, mas este CD trouxe muitos problemas.

Algum tempo depois, os amigos se encontraram de novo, desta vez para fazer um projeto piloto chamado “Human Crew” produzindo o cd intitulado “Ciclos“. O trabalho é uma fusão Rap/Reggae como o objetivo de conhecer novas técnicas e novos estilos.

Para Deka, o Hip Hop passa por um momento delicado, pois se tornou moda na Bolívia. Na sua concepção é isso que está atrasando o desenvolvimento da cultura no país.Há muita imitação e pouca originalidade.Muitos ainda não viram o hiphop como arte e modo de vida,mas como um caminho para as gangues, sexo, drogas e outras ideologias. Sobre seu trabalho Deka diz: “não estou aqui para julgar ninguém. Minha música é baseada em valores e respeito”. Sobre o rap boliviano Deka afirma que há muito talento em seu país escondido e pronto para ir à tona, no devido tempo.Deka deixa uma mensagem final dizendo: “paz, bênçãos e muito respeito a todo este grande cultura, Hip Hop”.

Para conhecer outros trabalhos deste excelente rapper boliviano acesse o link abaixo: https://soundcloud.com/dek-one/sets/deka-play-list

Sharing is caring!

Deixe um comentário