Entrevista: Rapper ZUM fala sobre seu novo trabalho “Aquela Rosa”

ZumO rapper pernambucano Zum,um grande nome do rap do nordeste, conversou com Rociclei e falou um pouco sobre o single que acabou de lançar “Aquela Rosa” e seus projetos para o ano 2014. Confira a entrevista exclusiva.

1 – Seu novo single “Aquela Rosa” é um trabalho que aborda um momento romântico. O que motivou a compor uma canção romântica e qual a importância desse trabalho para você?
Salve Polifonia! Antes de tudo grato de coração por mais um espaço aqui. Então, na verdade eu já havia feito essa música faz um certo tempo. Escrevi a letra e fui adequando em alguns beats que tinha aqui. Gostei da escolha deste instrumental e resolvi gravar algumas guias, reformulei várias vezes a composição até chegar onde eu queria. A inspiração pro single, a motivação em si foi à necessidade de expressar um verdadeiro sentimento pela minha esposa, no dia, a dia muitas vezes tentamos, demonstrar, mas essa música além de abordar um tema que não havia feito antes, tem a importância de valorizar a pessoa que me deu uma filha e um filho lindo. Por isso e por outras sou muito grato eternamente a ela. Outra situação importante foi à forma que gravamos e produzimos juntamente com JJ Slim e Veezy. O reconhecimento está sendo muito bacana. Só tenho a enfatizar gratidões.      

2 – Embora recentemente lançado, como está sendo aceitação do público ao single?Muito boa! Até agora um dos maiores reconhecimentos que já tive. O fato de enfatizar um tema romântico deve ter dado curiosidade ao público.  A produção também ajudou bastante e o feeling, swing e forma de adequar o flow atingiu o esperado pra mim.

3 – Apesar de serem dois momentos distintos, o que há de comum e de diferente entre o single “Aquela Rosa” e o single “2 gritos”?
2 Gritos foi uma temática que já havia mencionado em outras situações, falando mais da parte social e espiritual que vivenciamos, onde sobrevivemos. Já Aquela Rosa, eu quis passar as verdades do meu outro lado, lado mais calmo, mais coerente com o que é importante pra mim. Os outros temas também são importantes, mas senti necessidade de vagar por esse lado mais sentimental.  

4 – Single “Aquela Rosa” lançado, quais os próximos projetos/planos? Alguma produção audiovisual (videoclipe) em mente?
Planos, temos a cada dia, muitas coisas que não podemos falar ainda, mas é aquela situação que sempre explico a produção do Álbum “Eu Respiro Isso” está em prioridade no momento, teremos bastantes novidades nesse disco.  Em relação a clipe teremos dois, mas ainda não podemos revelar de quais faixas serão

5 – O Nordeste tem um rap de qualidade com grandes talentos. Você acha que há preconceito com relação ao rap nordestino?
Verdade, temos vários talentos sim! Em cada esquina. Acho que ainda há preconceito sim, porém não tanto quanto antes, nós somos grandes e isso é mais que notável. Há imaturidade em todos os meios, não só musical. E temos que estar preparados pra elogios, críticas e até certos preconceitos realmente.  A luta é por um mundo melhor e não por quem será o melhor.

6 – Como está a aceitação de seu trabalho fora de Recife? Qual a possibilidade de termos ZUM se apresentando no sul e no sudeste?
Tenho vários amigos produtores e beatmakers, alguns mcs por esse Brasil, tenho um público fora de nordeste, a aceitação é surpreendente sempre.  Estou muito focado para que isso aumente. Teremos no disco oficial muitas produções de pessoas de fora daqui, creio que isso irá ajudar bastante à demanda de shows no sul e sudeste. A possibilidade é de 100% de fazer shows para os lados do sul e sudeste sim. Até porque o lançamento do CD “Eu Respiro Isso” por todo o país.

7 – Deixa uma mensagem final?
Gratidão e Amor.
Luz & Foco

Ouça o single Aquela Rosa 

Sharing is caring!

Deixe um comentário