“BOMBA DE ARTE PARA ATIVAR O CÉREBRO” NO SOM DE ANDREIA DACAL

Andréia Dacal , cantora e letrista natural de Niterói começou a lançar as músicas de seu primeiro álbum na rede, “CAOS ROOTS CONTROLE” , em 2005 através do Myspace, sendo oficialmente lançado em 2007, o album desde o começo atraiu atenção e novas parcerias para além das fronteiras brasileiras. O design assinado pelo mexicano Sr. Calavera, os convites por parte de grupos e produtores de dub e música eletrônica de Portugal, Itália, Inglaterra, participações em álbuns e intercâmbios musicais em seus próprios álbuns, tudo isso promovido, criado e produzido em sua maioria a distancia física, mas com intensa proximidade e conexão artística, promoveram a disseminação natural da obra da cantora e compositora que produz musicalmente seu trabalho sempre ao lado de talentos expoentes dos subterrâneos da cultura musical underground vanguarda.

Andréia, de personalidade elétrica, espontânea e inventiva, sempre se manteve em movimento , fomentando a música e a cultura de sua cidade natal , Niterói. Atuou em inúmeras frentes de trabalho para a disseminação da produção musical underground na cidade a partir do fim dos anos 90, no skateboard atuou como atleta, produtora de circuitos de skate, na mídia especializada escrevendo para portais do gênero, na cultura e informação atuou como jornalista e editora de mídias eletrônicas voltadas para a divulgação da música reggae no Brasil em intercambio com o mundo, como promotora de eventos, divulgadora, assessora, jornalista, produtora, musicista….Dacal não parou nos últimos 15 anos de se articular seguindo o verdadeiro espírito do “believe yourself”. Amadureceu e desenvolveu seu estilo critico , reflexivo e positivo de cantar e interpretar sua poética, sob um mix sonoro envolvendo várias tendências e escolas musicais, das tradicionais as contemporâneas, com tempero, sempre presente, de sua maior influência: o reggae jamaicano., sem perder o tempero e essência da música e dos ritmos brasileiros.

O primeiro álbum da cantora, Caos Roots Controle, lhe rendeu convites para shows em cidades do eixo Sul – Sudeste, indicação e participação de grandes festivais e eventos que abrem para os novos expoentes da cena, tais como Hutuz , Mola Cultural do Circo Voador (RJ), Grito Cultural Reggae em São Miguel Paulista, Festival Rio com Vida , Circo Voador (RJ), Festival Reggae Movimento # 3 com atrações nacionais e internacionais também no Circo Voador (RJ), Lona Cultural Sandra de Sá , Bangú (RJ), dentre inúmeros outros eventos culturais.. Rendeu-lhe também fazer parte da trilha de dvd´s de surf e skateboard, como o “Quem se habilita?” lançado pela revista 100% skate, e Festival Earthwave Rico Surf 2009, pelo portal Rico Surf.

Em março de 2010 lançou seu segundo álbum na rede “AFIRMATIVA” pelo disputado netlabel francês “FRESH POULP” , especializado em urban music. O álbum conta com 10 faixas distribuídas em 8 parcerias que resultaram no disco que compõe a tour deste novo trabalho que irá se estender até meados de 2011. A repercussão do álbum após o lançamento foi tão positiva que em julho, Andréia embarcou para sua primeira tour internacional organizada pela Fresh Poulp em parceria com a Creative Coomons – França e DogMazic.

02.07.10 -> GREEN ROOM (Paris – France) with Rafiralfiro
03.07.10 -> BLAUWEKATER (Leuven – Belgium) with Rafiralfiro
06.07.10 -> ZENZILE (Compiegne – France) with Pitbull The Sexydog
07.07.10 -> LES RMLL 2010 (Talence – France) with Rafiralfiro & Hugo pieR
11.07.10 -> SUN FESTIVAL (Marrakesh – Morocco) with Hugo pier

Outra vitória neste ano de 2010 para atuação independente e coletiva de Andréia Dacal e seus parceiros artísticos e musicais, foi a estréia na programação do LAB BR da MTV BRASIL os vídeo clipes de “Jogo de Dentro” parceria de Andréia Dacal com o produtor Jr. Rodrigues, e “Opinião Dub” fruto da parceria musical de Andréia com Dj Komodo. Ambas as músicas são faixas do novo álbum “AFIRMATIVA”. Os vídeos foram dirigidos e produzidos pelo cineasta carioca Ton Gadioli ( Gadioli Filmes) e exprimem com muita sensibilidade a música e personalidade da artista.

http://www.myspace.com/dacalbr
http://www.fresh-poulp.net/releases/fpr045

Sharing is caring!

Deixe um comentário