PROJETO CAJAZEIRA sedia circuito de Oficina e Intervenções de Arte Urbana

Projeto visa promover a arte, incentivar a cidadania e fortalecimento da identidade dos moradores.

De 16 a 20 de julho, Cajazeira, um dos maiores conjuntos habitacionais da América Latina, será o centro das atividades do Projeto Cultural “CAJAZEIRARTE”, com a realização de oficina e intervenções urbanas que prometem agitar e colorir o as ruas do bairro. Além de um workshop e intervenções de graffiti, o projeto tem como objetivo utilizar a linguagem artística para incentivar a ampliação da visão de mundo de uma juventude exposta a um cotidiano de violências múltiplas. O “CAJAZEIRARTE” também visa promover a arte, incentivar a cidadania e fortalecimento da identidade dos moradores da localidade.

O Workshop será coordenado pelo conceituado Artista Visual, Marcos Costa. Formado pela Escola de Belas Artes da UFBA, além de graffiteiro, Costa também é ilustrador, arte-educador e cenógrafo com cenários premiados na categoria Melhor Cenário nos Festivais Nacionais de Teatro de Varginha (MG/2010), Duque de Caxias (RJ/2010) e Teófilo Otoni, (MG/2012). Atualmente coordena projetos de Intervenções Artísticas no Recôncavo Baiano e é Consultor de Arte do Projeto Promovendo os Direitos de Jovens, desenvolvido pelo Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA-ONU). Os Artistas Visuais Thito Lama, Thiago Nazareth e Philipe Fumax também fazem parte do corpo de facilitadores.

Entre os temas apresentados estão o histórico do Graffiti e seus elementos, desde seu surgimento até os dias atuais, ressaltando principalmente a diferença da pichação. Também serão apresentadas outras técnicas de interferência ambiental como estêncil, sticker, lambe-lambe, estilos de letras, tags, criação de personagens, estudos de cores e os materiais utilizados para a realização de uma intervenção artística. Além das aulas expositivas, os participantes farão exercícios práticos sobre os temas abordados e terão acesso à exibição de imagens, documentários e revistas sobre o tema.

projeto cultural em cajazeiras (Foto: Divulgação)

Voltado para jovens com idade entre 13 e 29 anos, a Oficina será realizada no Colégio Municipal Cristo Rei em Fazenda Grande II, sendo disponibilizadas 30 vagas, preenchidas de acordo a com a ordem de recebimento das inscrições.  Estas serão gratuitas, assim como todo material utilizado nas atividades.  Os interessados deverão enviar um e-mail para o endereço eletrônico [email protected] informando o nome completo, RG, data de nascimento e telefone para contato. Aos alunos que tiverem 75% de frequência, será emitido o certificado de participação. Além dos oficineiros e educandos, grafiteiros de Cajazeira serão convidados a participar de uma grande intervenção artística que será realizada no encerramento da oficina.

O processo das atividades será fotografado para produção de um catálogo de fotos. Nele serão apresentadas todas as etapas de realização do projeto, contendo imagens dos processos criativos e os resultados alcançados. Estes catálogos, com tiragem de 800 exemplares, serão distribuídos gratuitamente à rede estadual de ensino do bairro de Cajazeira, que possui 29 unidades de ensino. O Projeto CAJAZEIRARTE foi contemplado pela 1ª Chamada do Edital Calendário das Artes 2012, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado (SECULT/BA) e é uma realização de Spray Cabuloso®.

SERVIÇO

CAJAZEIRARTE – Oficinas e Intervenções de Arte Urbana em Cajazeira
Data: 16 a 20 de julho de 2012
Local: Fazenda Grande II Via Local 2ª Etapa, S/N – Cajazeiras Salvador – BA.
Horário: 09 às 12 h

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Luciana Pereira
(71) 3232-0773/8188-4561
[email protected]
[email protected]

Deixe uma resposta