
Lagum na gravação do clipe de “A Cidade” / Créditos: Breno Galtier
Canção é uma das músicas mais populares do novo projeto da banda mineira e agora ganha um videoclipe gravado em Belo Horizonte
“A cidade sem você não é igual / a cidade sem você não tem ninguém / a cidade sem você virou um caos, e eu também” é o marcante refrão da música “A Cidade”, presente no mais recente álbum da Lagum, “As Cores, as Curvas e as Dores do Mundo”. A canção, uma das mais populares do projeto e atual música de trabalho da banda, acaba de ganhar um videoclipe lançado nesta terça-feira, 22/07, no Youtube da banda.
Gravado em um terraço em Belo Horizonte, o videoclipe conta com a direção de Vito Soares e direção criativa de Vito Soares e Pedro Calais. O elenco do registro audiovisual é formado pelos integrantes da Lagum – Pedro Calais, Jorge, Zani e Chico – e os músicos Giovana Aguiar no violoncelo, Giulia Aguiar no violino e Glauco Mendes na bateria. O vocalista da Lagum, conta o que motivou escolher este cenário para o clipe. “Desde que me mudei para o meu apartamento, vejo esse terraço que é o telhado de uma escola inglês e sempre ficava olhando para ele pensando que um dia eu queria gravar alguma coisa ali. Fiz contato com a escola de inglês e eles liberaram para visitar o terraço. Levamos toda a equipe e tivemos a ideia de gravar o clipe lá”, diz Pedro Calais.
O artista conta que enquanto a banda ensaiava no local para a gravação oficial que seria no fim de tarde, foram gravados vários takes no improviso sem os integrantes da Lagum tocando e com esse movimento foi possível ter parte do clipe gravado durante o dia e parte gravado durante a noite com o mesmo movimento. “No fim da criação do clipe deu um conceito muito legal, quando fala ‘a cidade sem você’ tiramos as pessoas que estão tocando e fica somente a cidade com um céu lindo no fundo. Fomos criando enquanto estávamos gravando o clipe”. A frase “crie como uma criança e edite como um cientista”, de Tyler The Creator, foi inspiração para a criação do clipe.
Zani, guitarrista da banda complementa: “Dentre as dez faixas do álbum escolhemos ‘A Cidade’ por ser uma balada que remete a sucessos como ‘Deixa’ e ‘Oi’, onde voz e violão são o centro das atenções, com uma produção potente e com cordas que criam diferentes climas. E a música está ganhando um novo contexto nas plataformas com as pessoas utilizando-a para expressar a sua saudade. É uma das faixas mais queridas pelos nossos fãs e a mais popular até o momento do nosso álbum”.
Após o lançamento do álbum, em maio deste ano, a música “A Cidade” ganhou vida própria e os fãs começaram de forma orgânica a usar como trilha sonora no TikTok, trazendo vídeos que contam como é conviver com a saudade de alguém que não está mais presente em seu cotidiano. Os vídeos da trend trazem cenas fortes, com imagens de amigos, relações amorosas a distância e até mesmo entes queridos que partiram, traduzindo o sentimento do caos da cidade a partir da ausência daqueles que já se foram, assim como no clipe, retratada através das imagens em preto e branco mesclado com as imagens que trazem cor.

Álbum e turnê “As Cores, as Curvas e as Dores do Mundo”
No dia 27 de maio, Lagum lançou seu quinto álbum de estúdio, alcançando mais de 1 milhão de plays em menos de 24 horas. Com 10 faixas inéditas, “As Cores, as Curvas e as Dores do Mundo”, carrega a identidade da banda, onde cada música possui vida própria – um passeio surpreendente por diferentes sonoridades, com letras que caminham entre a poesia cotidiana e a filosofia do agora, retratando a vida como ela é sentida: intensa, suave, torta e luminosa.
Produzido pelo Lagum em parceria com Paul Ralphes, “As Cores, as Curvas e as Dores do Mundo” mescla rock, reggae e pop com timbres quentes que remetem às icônicas performances ao vivo da banda. Para além de um disco, uma travessia que busca a beleza das cores, o mistério das curvas e a dor de ver e de ser.
Atualmente, a banda está em turnê pelo país levando para os palcos do Brasil o novo show com as músicas do atual projeto. A próxima apresentação será em São Paulo, no dia 02 de agosto, no Espaço Unimed, com ingressos esgotados. Com o sucesso das vendas, foi aberta uma data extra na capital paulista para o dia 03 de outubro. Em Belo Horizonte, a cidade dos músicos, a apresentação será no BeFly Hall em 20 de setembro. A tour “As Cores, As Curvas e As Dores do Mundo” também será apresentada, de julho a dezembro, em Joinville, Braço do Norte, Florianópolis, Vitória, Manaus, Belém, Ribeirão Preto, Sorocaba, São José dos Campos, Londrina, Ponta Grossa, Curitiba, Goiânia, Rio de Janeiro, São Luís, Fortaleza, Salvador, Santos, Campinas, Recife, Maceió, Aracaju e Porto Alegre.
Já no exterior, a banda desembarca em abril de 2026 em Berlim, Amsterdã, Paris, Londres, Dublin, Barcelona, Porto e Lisboa.