#Sabotage50Anos: BK’ e Rincon Sapiência fazem releitura do hit “Mun Rá” com sonoridade afrobeats

Sabotage – crédito Mama Bastos

Música original foi escrita pelo Maestro do Canão em 2002 especialmente para o filme “O Invasor”, estrelado por Paulo Miklos e no qual o rapper faz uma participação especial

Dando continuidade ao projeto #Sabotage50Anos, que celebra o cinquentenário do ícone do rap nacional, a Som Livre lança nesta sexta-feira (28) uma releitura da faixa “Mun Rá”, interpretada agora pelos rappers BK’ e Rincon Sapiência, e com produção do próprio Rincon. Uma das tracks mais conhecidas do repertório de Sabotage, composta junto com o Instituto – coletivo de produtores e músicos que atuam em diferentes projetos da indústria fonográfica e audiovisual – especialmente para o filme “O Invasor” (2002) – do qual o artista participa como ele mesmo, ao lado do cantor Paulo Miklos – a nova versão chega com sonoridade afrobeats e versos inéditos, que se juntam às rimas originais de Sabotage – ouça aqui. “Mun Rá” chega ainda com um videoclipe que estará disponível no canal do artista no YouTube na mesma data – assista aqui.

Essa música é especial porque no ano do lançamento de ‘O Invasor’, pedi de aniversário a trilha sonora. E ‘Mun Rá’ foi um choque porque tem um flow muito acima da média, traz referências da quebrada, mas em qualquer lugar que toca, ela dá um clima bom. Tentei trazer uma nova linguagem, mas que mantivesse a ideia de que é uma música gostosa de ouvir.”, afirma Sapiência sobre a relação com a faixa. “Sabotage tem significado especial para qualquer pessoa que consome rap. A forma como ele respirava a arte dele, que ele passava suas histórias pro beat, todo o respeito e a qualidade que ele tem, isso inspira qualquer rapper”, comenta BK’ sobre ter o Maestro do Canão como uma de suas referências.

Com direção assinada por Rafa Costakent, o clipe narra um dia na vida de amigos em um bairro de São Paulo, e mescla imagens de uma turma de jovens, aliadas a imagens do Maestro do Canão em projeções e masters dos artistas BK’ e Rincon, destacando suas rimas inéditas.

Lançada há 21 anos trazendo assuntos e referências que seguem atuais, “Mun Rá” fala da vivência na periferia e de tudo que cerca o universo de quem mora nas regiões mais negligenciadas das grandes cidades. Os novos versos de BK’ e Rincon adicionam a leitura particular e recente de cada um deles sobre essa vivência nas ruas.

BK’ e Rincon Sapiência são alguns dos maiores responsáveis por reforçar o protagonismo negro na cena do rap nacional entre 2016 e 2017. Rapper paulista de muita expressão, Rincon Sapiência é conhecido por hits como “Ponta de Lança (Verso Livre)”, e teve seu álbum “Galanga Livre” eleito como o melhor disco brasileiro de 2017 pela revista Rolling Stone Brasil. Já o rapper carioca BK’, consolidado como um dos principais nomes na cena atual, teve o álbum “Gigantes” indicado entre os melhores discos brasileiros de 2018 pela Rolling Stone Brasil, e atualmente colhe os frutos de seu mais recente disco, “Ícarus”, lançado em novembro de 2022, que conquistou um prêmio de bronze na 70ª edição Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, na categoria de Design.

“Mun Rá” é o segundo single do projeto #Sabotage50Anos. A faixa chega na sequência de “Respeito É Pra Quem Tem”, em feat com N.I.N.A do Porte, e precede um álbum com outras participações especiais da nova geração do rap. Com direção musical assinada por dois grandes produtores da cena urbana que trabalharam com Sabotage em vida, Tejo Damasceno e Zegon, o projeto foi idealizado pela filha do artista, Tamires Rocha, e com o apoio do irmão, Wanderson dos Santos, o Sabotinha, e desenvolvido como um presente da família para os fãs, em celebração à trajetória e ao significado da obra de Sabotage não só para a música urbana, como também para a cultura brasileira. Além do álbum a ser lançado pela Som Livre, o projeto inclui ainda livro biográfico ilustrado, exposição imersiva, série de curta metragens, filme, linhas de roupas, acessórios e itens de papelaria.

Sobre Sabotage

Nascido Mauro Mateus dos Santos, na Zona Sul de São Paulo, Sabotage teve uma carreira de apenas quatro anos, mas que mudou para sempre a cena do rap nacional. Assassinado pouco antes de completar 30 anos de idade, em janeiro de 2003, o artista é até hoje ovacionado pelas letras contundentes de faixas como “No Brooklin”, “Cantando Pro Santo” e “O Rap É Compromisso”, sendo esta última também o título de seu primeiro e único álbum de estúdio lançado em vida, no ano 2000. Em sua ascensão meteórica enquanto um dos porta-vozes da realidade das periferias de São Paulo, Sabotage ficou conhecido também por sua história de superação, tendo largado o mundo do crime para se dedicar à música e emprestado sua vivência a grandes produções do cinema nacional, nos filmes “O Invasor”, de Beto Brant, e “Carandiru”, de Héctor Babenco.

Acompanhe Sabotage nas redes:

YouTube Sabotage
Spotify Sabotage
Instagram Sabotage
Facebook Sabotage

Sharing is caring!

Deixe um comentário