“Pretos em Conexão”: coletivo oferece vagas em curso gratuito sobre cultura negra e produção cultural

O curso online conta com convidados especiais como Eta Nega, Lu Big Queen, Mauro Baracho, Diva Green. Projeto garantirá bolsas de R$500,00  para 50 jovens de 16 a 30 anos. Inscrições abertas até dia 03 de janeiro

Cerca de 70% da população disseram ter visto negros e pardos sendo discriminados em estabelecimentos comerciais como lojas, shoppings e supermercados. Mais de 50% é a diferença salarial entre uma pessoa preta e uma pessoa branca durante a pandemia. Apenas 4,9% são as cadeiras ocupadas por negros nos Conselhos de Administração das 500 empresas de maior faturamento do Brasil. Menos de 3% dos diretores de cinema são negros e não existem mulheres negras dirigindo filmes. 

Diante ao racismo revelado pelos dados,  o projeto “Pretos em Conexão” vem fortalecer as pessoas pretas do país disponibilizando um curso gratuito online com objetivo formar agentes facilitadores da cultura negra. 

O curso quer facilitar o acesso a informação sobre racialidades para a população periférica, por isso, o curso será realizado via whatsapp. Os alunos serão acompanhados por tutores por meio de grupos, onde os conteúdos serão disponibilizados em vídeos e testes serão aplicados para o acompanhamento dos participantes. 

“Trazer pessoas pretas para a produção cultural  é necessário. É a única forma de termos a realidade preta e parda sendo retratada em narrativas que não sejam elitistas e preconceituosas. Os cargos de criatividade devem estar em nossas mãos para criarmos futuros em que não estejamos nas novelas, filmes, séries e eventos apenas em lugares operacionais.” Diz Rafaela Hilario, idealizadora do curso. 

Entre os conteúdos do curso, além da história do povo negro, eles tratão temas relacionados a “Racialidades”, onde se discutirá:  Discriminação e preconceito, Ancestralidade, Afrodescendência, Representatividade Negra, Lugar de Fala, Colorismo, Plataformas e Influencers negros, Empreendedorismo Negro, entre outros temas. Já nas aulas sobre “Cultura Afro”, serão, abordadas: semiótica da comunicação, padrão de Beleza, cabelo Afro, danças Africanas, séries negras, Rap e Hip Hop e Funk e demais elementos que compõe a cultura negra da áfrica e diáspora. 

“As políticas de embranquecimento na época do Brasil colônia gerou um apagamento histórico da Cultura Negra. Ainda existem muitas pessoas  pretas e pardas que não se reconhecem como tal. Portanto, nossa ideia é disseminar conteúdo sobre negritude para que possamos mudar nossa autoimagem e nossas relações”, conta a produtora cultural Patricia Hilário, diretora executiva. 

O conteúdo contará com o conhecimento de nomes da cultura preta como Mauro Baracho (fundador @afroestima2), Cah Fernandes (Fundadora @pretitudes), Diva Green (HairStylist), Nina Chrispim (Publicitária e ativista), Marcus Bomfim (Relações Públicas), Lu Big Queen (Artista e Modelo Gorda), Rafaela Hilário (Produtora Cultural), Keit Lima (ativista), Fernanda Curti (ativista), Felipe Cirilo (bailarino), Marcela Silveira (bailarina), Vivi Junqueira (antropóloga), Pretoman (grafiteiro), Priscila Hilário (baterista), Emílio José (Professor de História), Georgia Bento (Palestrante), entre outros. 

As inscrições estão abertas até dia 03 de janeiro para jovens de 16 a 30 anos. Após a data, 210 jovens serão selecionados para seguir na primeira etapa da do curso “letramento racial”. Os 50 alunos com melhor desempenho serão chamados para a fase de  “produção cultural”, que disponibilizará um um auxílio no valor de R$500 reais para que possam se dedicar aos estudos e a Facilitação do conteúdo a outras pessoas. 

Nesta edição o curso tem foco em moradores da cidade de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, portanto residir em Guarulhos será o primeiro critério de desempate. Em seguida: ser pessoa preta ou parda, ser mãe solo e  ser pessoa trans.

Serviço: Curso “Pretos em Conexão”

Inscrições: https://abayomicultural.com.br/curso-pretos-em-conexao ou 11949188319

Agenda

Chamamento de alunos: 5 e 6 de janeiro de 2022
Live inaugural do curso: 10/01/2022
Início do curso – 1ª etapa: 11/01/2022
Final do curso -1ª etapa: 10/02/2022
Divulgação da classificação da 2ª etapa: 11/02/2022
2ª etapa – Aulas sobre produção cultural para classificados: 13 a 16 de fevereiro (das 19:00 às 22:00)
Facilitação dos agentes culturais: 20/02 a 18/03
Evento de finalização do curso: 25/03

Sharing is caring!

Deixe um comentário