Licio Gomez vem Exaltando o Poder da Educação em Maloqueiro Culto

Manter-se perene num mundo imediatista e de memória cheia, parece ser uma tarefa complicada para os artistas que se mantém em atividade hoje. O fluxo de informação é grande e selecionar o que é relevante em meio a tanta coisa descartável pode levar o consumidor a se apegar aos produtos mais conhecidos e deixar o novo de lado, pela desconfiança de perder o pouco tempo precioso. Mas existem temas e colocações que, principalmente o ouvinte de música contemporânea, deveria se apegar e atentar. Maloqueiro Culto merece esse olhar cuidadoso por trazer um tema que se interliga em várias camadas: O poder da educação.

Não só a escolar como a prática, a cultura oral passada de geração em geração. E como um griô da era digital, Licio Gomez nos traz nessa letra a divagação de como o conhecimento embasado pode mudar as relações estruturais da sociedade, inclusive onde ela mais é nítida: A econômica.

No entendimento do artista pernambucano, as estruturas de poder se sustentam através da manutenção da ocultação e manipulação do conhecimento, para o adormecimento do entendimento popular sobre como a maioria se mantém submissa à uma minoria. O Maloqueiro Culto é um multiplicador de conhecimento dentro da periferia, subvertendo essas normas subjetivas e quebrando o paradigma de que o conhecimento só está acessível a quem o procura, para manter o privilégio do conhecimento egoísta. Mesmo com tanto acesso à informação, é dever do detentor do conhecimento ser claro e honesto na contribuição da divulgação dos fatos, separando opiniões e mostrando imparcialidade.

Num momento onde o Brasil aparece tão destruído e influenciado pelo negacionismo, é essencial termos conhecimento circulando dentro das periferias e incomodando o alto da pirâmide social, para diminuir a distância entre as classes sociais. E para trazer um clima de empoderamento social, Licio destila essa conscientização num poderoso “beat” de Grime, subgênero do Rap surgido na Europa, que mescla o ritmo e poesia tradicional com outras influências, como Drum n` Bass, Raggamuffin, Industrial e Afrobeat. Com compassos fora do habitual, soa muito dançante e hipnotizante para quem ouve.

Thiago Honorato (A Orquestra Imaginária), produtor musical habitual de Licio, é quem traduz os anseios sonoros e apresenta para o ouvinte a revolta dançante do artista.

A direção musical fica por conta de Licio, em parceria com Honorato. Por conta dos decretos de isolamento vigorando em Pernambuco, Licio se absteve de captar imagens para o clipe dessa música no momento, lançando o single em formato de Lyric Video nas plataformas audiovisuais, para num futuro próximo, concluir o projeto de traduzir também em imagem essa obra.

Maloqueiro Culto é afirmação de que a alienação é um método de controle e que existem vozes ativas na marginalidade cultural, precisando serem ouvidas.

Link para ouvir Maloqueiro Culto nas plataformas de streaming:https://onerpm.link/MaloqueiroCulto

Redes Sociais:
Facebook: Licio Gomez
Instagram: licio_gomez
Youtube: Licio Gomez Zen Solo

Sharing is caring!

Deixe um comentário