Endorphins Lab reúne 23 beatmakers brasileiros na “Headnod Mixtape Vol. 2”, produzida com samples japoneses

Nessa edição focada na música japonesa, a Endorphins Lab reuniu 23 produções de beatmakers de todas as partes do Brasil, depois de um processo de seleção. Entre eles estão SonoTWS, Leopac, Rafa Jazz, Goribeatzz, NIghtmare Beats, CMYK, Guta, Sark, Acaso, Lucasbin e MAIS

O Japão tem o segundo maior mercado musical do mundo. Mas além de consumir nos mais diversos formatos, os japoneses também produzem muito. Infelizmente, poucos projetos e artistas ganharam evidência no Brasil. É por isso que no segundo volume da Headnod Mixtape, a Endorphins Lab decidiu focar em samples de música japonesa, por ela ser rica, única, peculiar e com timbres e instrumentos característicos da cultura local. Essa identidade está presente nos mais diferentes estilos musicais, desde o pop ao jazz fusion, rock progressivo e funk. 

Isso é um parque de diversões para os beatmakers, porque tudo isso traz um frescor para que eles criem a partir desses samples”, diz allb, produtor executivo da Endorphins. “Também tem um pouco de ligação com as histórias dos samurais, mangás, quadrinhos. O Wu Than Clan, por exemplo, usou muita referência de música japonesa. Isso tem uma certa relação também com a história do Hip Hop. E essa também é uma forma de celebrar as Olimpíadas que será realizada em Tóquio”.

No processo de seleção, os mais de 40 beatmakers tiveram a oportunidade de enviar dois instrumentais -sendo escolhidos apenas um deles -, seguindo critérios pré-definidos: beats predominantemente instrumentais, tipo headnod (cheios de groove, suingue e balanço, que fazem o pescoço dançar), e samples de qualquer estilo japonês (tradicional, jazz, funk). 

De quase 60 produções enviadas, apenas 23 foram escolhidas após uma minuciosa avaliação feita por allb, Pietro Domiciano, Vinícius Moscato e parceiros da Endorphins. Na lista final de selecionados, entraram sons do SonoTWS, Leopac, Rafa Jazz, Goribeatzz, NIghtmare Beats, CMYK, Guta, Sark, Acaso, Lucasbin e MAIS. Todos conseguiram imprimir o próprio estilo, usando diferentes elementos da musicalidade nipônica. Apesar da singularidade, eles se complementam. A soma de todos cria a cadência necessária para manter o pescoço balançando ao longo dos 60 minutos.  

“Esse projeto tem como propósito promover o trabalho beatmakers. Por isso, criamos um material que represente a essência deles que são os instrumentais. Essa é a grande matéria prima gerada pela cultura musical”, observa allb. “O propósito da Endorphins é dar “voz” a esses profissionais, que normalmente ficam relegados ao segundo plano, pois o MC acaba tendo o papel de protagonismo. A gente quer que a inspiração, a viagem e a jornada musical seja feita através das pesquisas e sons produzidos por eles.  “O beatmaker é um fornecedor, um artista, um artesão de batidas que, hoje, não se limita mais ao hip hop”.

O volume 2 da maior coletânea de beats do Brasil já pode ser ouvida em todas as plataformas digitais (https://ditto.fm/headnod-mixtape-vol-2). A versão para Bandcamp, Soundcloud e (da futura) fita K7 terá duas bônus tracks, sendo uma assinada pelo Bala de Banana S.A e a outra de autoria do Aeoner, que também fará um DJ set com todas as 25  músicas*. O lançamento dessas versões será feito em 23/07. As cassetes têm previsão para estarem disponíveis no início de agosto.

 *Disponível apenas no Bandcamp e Soundcloud 

⁣Tracklisting

1 Sark – Deslumbre
2 Lossio – Katana
3 SonoTWS – Temaki
4 Acazo – Letter from the Unkwown
5 KNID – I’m not Going There to Die
6 Guta – Sinais
7 L E K I N – A Dança das Conchas
8 Devaneio beats – Itinerário
9 Coalhada – Shinto
10 Mayksoundsystem – Sakata Gintoki
11 CMYK – Fuji
12 Rafa Jazz – SP/Tokyo
13 Goribeatzz – OAMT
14 Loading… – Someday
15 Cosmo Curiz – E. Honda
16 0x646464 – Na Ilha
17 Nightmare Beats – Tora no Ashi
18 Ckhustomn – Ranma Kun
19 Leopac – Jogador Raro
20 Meninsk – O Sonho de Mugen
21 Ezekielus – Vai com Calma
22 Lowiebeats – Palma de Sete Passos
23 Lucasbin – Freddy Wong

OUÇA A HEADNOD MIXTAPE VOL. 2 AQUI

Sharing is caring!

Deixe um comentário