Retratando a vida da mulher preta, nua e crua, como ela é, Miucha Ramos e Negra Flor lançam “Somos Dandara”

O single de Miucha Ramos, Somos Dandara, que conta com a participação de Negra Flor, chega com uma mensagem carregada de desabafos. O lançamento é hoje, dia 12.02.21, e já se encontra liberado para streaming nas principais plataformas digitais. 

Com uma lírica cheia de desabafos e denúncias, “Somos Dandara” traz à luz a vida da mulher preta, nua e crua,  como ela é. No trecho, “Desde de pequena, flagrando a real do preconceito, tachada de escrava, chamada de macaca, tristeza que até hoje vem me assombrar, por querer me encaixar, ao me aceitar, descobri o meu lugar, mulher preta independente…Então erga sua lança guerreira”, Negra Flor expõe sua vida e as dificuldades que a mulher preta encontra na sociedade. 

No contrafluxo do clássico refrão, a poesia declamada preenche o espaço, e conta os “porquês”  da mulher preta se levantar e assumir o seu trono. Como forma de curar as mazelas, e exorcizar os demônios de anos de sofrimento, um brado ecoa nas duas vozes, “Parem de nos matar! Parem de nos matar!”. 

Em “Racistas jamais passarão, é tanta corrupção, má distribuição que refletiu nessa situação, na má formação, ainda existe quem acredita que a conta é esmola, irmão…” Miucha Ramos expõe o desserviço da sociedade, ao impor seus padrões absurdos, e denuncia o sistema falido que não funciona para todos. 

O instrumental, produzido por Adelaide Zigiotto para a Griot Lab, é um boom bap, com samples e uma batida forte e swingada, reflete a vida da maioria dos brasileiros, sempre “correndo atrás da máquina” e a dura realidade vivida por mulheres pretas. 

Somos Dandara é uma “declaração de guerra”, impulsionada pelo impacto que a arte pode ter na vida das mulheres pretas, contribuindo com suas vozes, ajudando a superar traumas e as dificuldades da vida de outras mulheres. Além disso, a mensagem transcende a música e estende-se à arte gráfica da capa, onde as faces se unem, em alusão a força que a união proporciona. 

Sobre Miucha Ramos

Nascida em Franca, interior de São Paulo, Miucha Ramos cresceu rodeada de inspirações. Na família, composta de artistas e professoras, a música brasileira sempre esteve presente. Contudo, a paulistana, residente em Cascavel, no Paraná, apaixonou-se pelo Hip Hop muito cedo.

A paixão pela dança, aos 14 anos, foi seu primeiro contato, contudo o Hip Hop teria mais a oferecer. Após dez anos envolvida com a cultura de rua, Miucha Ramos encara outro desafio, o microfone. Integrante do coletivo feminino Damas da Rua, é como artista solo que Miucha lança seu trabalho autoral, o single Fase #1, produzido por Adelaide Zigiotto para Griot Produtora.

 Sobre Griot Lab

Após o hiato, uma nova perspectiva. A Griot nasceu para a música e pela música. Hoje, cinco anos depois do seu nascimento, surge um novo direcionamento, visando um trabalho direto com artistas estreantes e/ou artistas que se identificam com a visão de mercado do selo queiram fazer parcerias, de verdade.

São novos tempos e novidades estão por vir. Lançamentos de artistas, entrevistas, dicas e entretenimento. Iniciando esse novo momento, apresentamos a Griot Lab e nossa primeira artista, Miucha Ramos.

Sharing is caring!

Deixe um comentário