Batalha de versos vai revelar 5 novos talentos do rap nacional na cena independente

Ação inédita da Fluve e TuneTraders vai premiar artistas com pacotes de crowdfunding e distribuição digital
As plataformas Fluve e TuneTraders uniram seus modelos de negócios em uma ação inédita a fim de descobrir novos talentos na cena do rap nacional e investir em suas carreiras. A parceria consiste em eleger cinco vencedores através de uma batalha de versos para artistas independentes. O prêmio inclui um pacote completo de investimentos para produção, lançamento, execução e rentabilidade de uma faixa, através de crowdfunding de capital artístico, distribuição digital e campanha de mídia online.

A iniciativa inovadora visa fomentar a cena do rap nacional independente, abrindo espaço e oportunidades para novos talentos no mercado fonográfico. O modelo de negócios aplicado consiste em ampliar a capacidade de investimentos em carreiras artísticas. A TuneTraders é a fintech que insere o formato do crowdinvesting na indústria da música, criando um elo profissional de investimento entre artistas e fãs. A empresa tem como ferramenta a inovadora tecnologia blockchain, conhecida pelas transações em moedas virtuais. A Fluve, uma plataforma afiliada à Som Livre, mas que atua de forma independente, entra na ação com sua expertise em distribuição digital e financiamento de parte da campanha de mídia nas plataformas de música. O projeto ainda conta com o apoio do Barrah Investimentos, um fundo de venture capital.

As inscrições para a batalha de versos deverão ser realizadas no site da TuneTraders entre os dias 20 e 31 de julho. Para participar, o artista deve possuir uma página oficial no Instagram e já ter lançado pelo menos uma faixa nas plataformas digitais. Após as inscrições, cada artista competidor terá seu verso postado no perfil @tunetraders_ no Instagram para a votação. Os cinco posts com os versos mais curtidos levam os prêmios. O anúncio do resultado tem data prevista para o dia 10 de agosto. Para mais informações sobre inscrição, mecânica e premiações acesse o site da TuneTraders.

Para Júlia Braga, head comercial e digital da Som Livre/Fluve, a parceria é uma ótima oportunidade de unir forças do mercado digital em prol da descoberta e lançamento de novos talentos. “Contribuir com a construção e alavancar a carreira de artistas independentes de forma inovadora faz parte do DNA da Fluve. Neste contexto, a união com a TuneTraders, nesta iniciativa inovadora que promete revolucionar a forma com que fãs se relacionam com artistas, é mais um canal de ampliação do nosso modelo de negócios. É gratificante poder investir em uma ação que beneficia a cena independente do rap nacional, gênero que apresenta um diverso leque de talentos no nosso país e que a cada ano conquista mais espaço no cenário da música digital”, declara

Marcelo Madueño, cofundador da TuneTraders, acredita que o formato inovador da empresa que alia o crowndivesting à tecnologia blockchain será o grande diferencial de capital artístico digital daqui para frente. “A TuneTraders tornou possível a conexão profissional entre um fã e seu artista através do cargo de sócio investidor. Todo mundo sai ganhando, o artista independente que precisa levantar capital para produzir e colocar uma música na rua e o fã-investidor, que participa de todo o processo se tornando um promoter dos trabalhos de seu ídolo, além de participar ativamente da rentabilidade dos projetos. Nossa expectativa para o concurso é dar voz para tantos rappers talentosos que merecem ser revelados para o grande público e apoiar cada vez mais o mercado de artistas independentes”, finaliza.

Como apoiadores do projeto, o fundo de venture capital Barrah Investimentos tem acompanhado de perto a TuneTraders e o mercado da música. Segundo Pedro Sirotsky e Luiz Caramez, membros do fundo, o setor de entretenimento tem chamado a atenção do ambiente de investimentos alternativos já há algumas décadas. “O desenvolvimento de novas tecnologias, junto da busca por maior eficiência e velocidade nas trocas de informações, vêm mudando toda a sociedade e a música não fica de fora. Só neste século vimos a digitalização dos fonogramas, o nascimento do IPod e seu consequente luto, downloads de músicas de qualquer lugar do mundo em softwares de computadores pessoais e mais recentemente a distribuição de álbuns inteiros em plataformas de streaming como YouTube e Spotify. Estas plataformas que, por acaso ou não, tiveram suas operações impulsionadas no início de suas jornadas por fundos de venture capital, como Sequoia Capital e Horizons Ventures, respectivamente. Apesar de todas essas evoluções, o ambiente da música ainda é extremamente fragmentado e carente de uma melhor troca entre os mais de 20 players que atuam nesse mercado. Olhando para esses problemas é que acreditamos que a TuneTraders possa ser uma completa revolução no mercado da música.”

Sobre a TuneTraders

A TuneTraders possibilita que você se torne sócio do seu artista preferido. A nossa proposta é o financiamento de obras musicais através da venda de suas participações nos projetos cadastrados na plataforma. A partir das compras de cotas estabelecidas de uma obra (ex. música, videoclipe), o artista recebe o dinheiro para gravar, produzir e promover seu projeto. Após o lançamento, o sócio investidor divide os lucros junto com o artista a cada ‘play’. Quanto mais a faixa for executada nas plataformas de música, como Spotify ou YouTube, mais o artista e o fã que investiu aumentam a sua receita, de acordo com a quantidade de cotas adquiridas. Entre os cases de sucesso da plataforma estão as faixas “Travo” de Paulo Novaes e ANAVITÓRIA (500k plays em 1 mês), e “Leveza” de Joice Terra (em produção).
http://tunetraders.com/

Sobre o Barrah Investimentos

O Barrah nasceu em um family office com forte DNA empreendedor. Somos um fundo de venture capital, somos investidores – empreendedores. Gostamos de todos os estágios do ecossistema. Nos últimos anos, focamos em aprender o máximo e entendemos que nossa maior aptidão – que nos faz acordar com muita energia (quando dormimos) – é estar próximo dos que estão na base da montanha para iniciarmos, juntos, a jornada ao basecamp 1. Basecamp é onde o alpinista que decidiu subir o Everest faz a aclimatação, treina e prepara os equipamentos antes de partir para o cume. Para nós, é o lugar que reúne empreendedoras(es) para começar suas empresas com seus investidores. Desde nossa fundação realizamos investimentos em empresas como 12minutos, Ambar, Bossabox, GeekHunter, Outlier, Rappi, entre outras.
http://www.barrah.com.br/
 
Sobre a Fluve

A Fluve é uma plataforma de distribuição digital de música para os principais players do mercado, com foco em artistas e selos independentes. Através de um dashboard simples e intuitivo, o próprio artista é capaz de subir suas faixas nos principais aplicativos musicais e acompanhar informações de performance e análise de resultados. Lançada em 2017, a Fluve é uma plataforma afiliada à Som Livre, mas com atuação independente. Fazem parte do portfólio da Fluve projetos de diversos segmentos musicais, com nomes como Michel Teló, Claudia Leitte, Dorgival Dantas, Filipe Ret, Aldair Playboy, Munhoz & Mariano, Haitam, DJ Marlboro e centenas de artistas independentes.
http://fluve.com/

Sharing is caring!

Deixe um comentário