Indaíz abraça a causa dos indígenas da região noroeste de São Paulo com “Jaraguá é Guarani”

Com participações de Elaine Alves e do grupo de rap Oz Guarani, a banda de reggae coloca em pauta a comunidade indígena Guarani, que reside no bairro paulistano do Jaraguá.

O povo indígena Guarani está localizado em cinco países sul-americanos: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia. No Brasil, essa população está em torno de 67.523 índios (IBGE, 2010) distribuídos principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Trata-se de uma das maiores populações indígenas do país, representando mais de 7% dos 896.917 existentes em território nacional (IBGE, 2010). Em São Paulo, a sua população é de 4.138 pessoas.*

Na região noroeste da cidade, no bairro do Jaraguá, encontram-se seis aldeias da etnia Guarani Mbya, terra Indígena Jaraguá**. Acontece que ali também mora outra população. De um lado os moradores da comunidade e do outro os povos indígenas, separados por uma linha de preconceito e falta de informação. E foi pensando em fortalecer o vínculo entre a favela e a aldeia que a banda de reggae Indaíz lança o single “Jaraguá é Guarani”

A luta é a mesma’, ouvimos isso de um indígena. Essa fala é muito forte, pois quando quebramos a barreira imaginária colonizadora que sempre nos separou, podemos acreditar que estamos juntos na luta para o que der e vier. Essa música é mais uma trincheira cavada e o trabalho de base sendo coroado, com mais uma de muitas ações que coletivos e artistas fazem para manter nosso sonho vivo, favela e aldeia unidas”, afirma Sandro Indaíz, vocalista da banda. 

“Jaraguá é Guarani” tem as participações de Elaine Alves, da Banda Ambulantes, e do grupo de rap indígena Oz Guarani (Xondaro Mc & Glowers).

A música é a faixa-título do segundo disco da banda, que será lançado ainda este ano e conta com a produção de Guto Gonzalez (Estúdio Lamparina – SP).  

A Indaíz faz parte da organização do evento “Circuito Clandestino Jaraguá é Guarani” que passa por escolas, centros culturais e todos os lugares onde possam levar as informações e atividades (saraus, debates, shows, exposições, yoga, cinema, oficinas) sobre a população indígena e tentar quebrar essa linha de preconceito.                    

Se juntarmos as Favelas e Aldeias através da arte e da troca de cultura, podemos extinguir o legado que os invasores deixaram em nossa terra, fortalecendo o pensamento coletivo e a ciência periférica“, afirma o vocalista Sandro Indaíz.

Sobre INDAÍZ

Indaíz, a “Indomável Raiz” inspirada na biografia de Nelson Mandela, evoca a ideia de uma essência que não se pode domesticar, que possui em si uma firme rebeldia. Da raiz ainda vem a ideia do alicerce, conexão com a terra, respeito e reverência às origens. Assim, surge em 2009, na periferia de São Paulo, a banda Indaíz.

O quinteto – formado por Sandro Indaiz (compositor, vocal e guitarra base), Bob De la Rua (bateria), Sóstenes Matusalem (contrabaixo), Zazera (guitarra solo e voz) e Marcelo Jah (teclado) – escolheu o reggae para transmitir suas mensagens de consciência política e social. Suas influências vêm das lutas periféricas, dos movimentos popular, as rimas das rodas de samba, rap e saraus de poesia.

Em onze anos de estrada, a banda lançou o disco Favela (2014), e marcou presença em vários palcos da cidade como: Virada Cultural, Centro Cultural da Juventude – CCJ, Teatro Municipal de Barueri, Projeto “A Rua Fala”, Dia Municipal do Reggae, CEU’s, Fábrica de Cultura e Sescs.

Para o ano de 2020, a Indaíz prepara seu segundo álbum de estúdio intitulado “Jaraguá é Guarani”.

Sharing is caring!

Deixe um comentário