Conheça o grupo de rap Opção de Defesa

Trio se prepara para lançar o clipe do single “Um brinde a vida parte 2” 

Na estrada desde 2000, Opção de Defesa é um grupo de rap paulistano que mistura o estilo clássico dos anos 90, com a linguagem contemporânea. Formado, atualmente, por Nego Jé, Thiago MC e DJ Nem, o grupo lançou singles, dois discos autorais e, ainda, abriu show de grandes nomes da cena musical como Consciência Humana, Racionais MC’s e Costa Gold; para este ano, o trio prepara o lançamento do curta do single “Um brinde a vida parte 2″.   

Direto do bairro do Butantã, zona oeste de São Paulo, Opção de Defesa surgiu com o objetivo de fortalecer e enriquecer o movimento do rap nacional. Desde sua formação, até os dias atuais, o grupo passou por diversas reformulações entre seus integrantes e firmou algumas parcerias.

Em 2002, por exemplo, o grupo participou do álbum “Jogando com o inimigo”, em parceria com o grupo Campo Minado. Em seguida, fez parte do disco “Poderoso chefão” (2004) – Rota de Colisão. Mas foi só em 2005 que Nego Jé integrou a família Opção, tornando-se o líder do grupo três anos mais tarde.  

De lá para cá, o grupo não parou de produzir músicas autorais e atuais. Em 2010, saiu o clipe “Um Brinde a vida”, que contou com a participação dos moradores da comunidade. Em 2012, o grupo lançou, enfim, o primeiro trabalho físico. Intitulado de “Taí a Resposta”, o EP é composto por seis faixas inéditas e gravadas de forma independente.

No início de 2013, com a crescente onda de violência nas ruas das periferias em São Paulo, o grupo lançou a música sobre o tema que, em seguida, ganhou um clipe oficial. “Guerra declarada” retratava a sensação de insegurança e o clima de tensão, que cercavam os jovens, principalmente, negros e periféricos.

No mesmo ano, com a onda de protestos por conta do reajuste da tarifa de transporte público, Nego Jé se sensibilizou com a causa, produzindo “Guerra declarada parte 2”. Uma faixa que retratava, além da luta para não contra o aumento, o descaso dos políticos com a saúde e a educação pública.

Com uma nova proposta de musicalidade, o Opção lançou, em 2014, o terceiro trabalho audiovisual de forma independente, “Não Vem De Perreco”. No single, o grupo critica os “vigilantes” do rap, ou seja, as pessoas que querem ditar as regras (o que pode e o que não pode). A faixa deu nome ao álbum, que, ao todo, conta com 17 faixas e diversas parcerias.

Em 2016, o grupo lançou mais dois singles: “Não perco mais pra mim”, que fala sobre a necessidade de se reinventar e não se tornar refém do seu próprio ego. E, também, “Linha do tempo”, que conta a trajetória de Nego Jé. Para 2017, o grupo prepara o lançamento do curta-metragem de “Um brinde a vida parte2”, o quinto trabalho audiovisual, que conta com a parceria com a 158 Films.

Influências e Características

As principais influências do grupo são as músicas negras contemporâneas, os raps nacionais e internacionais dos anos 80 a 2000, R&B, além de original funk, Jazz e da linha Soul Music. Porém, o grupo é bem eclético: gostam de MPB e os rocks clássicos dos anos 80 e, também, dos sambas e pagodes de todas as gerações. Por meio dessas influencias, o grupo tem como características a estética, a essência e o emprego da expressão linguística coloquial. Nas apresentações, o grupo busca transmitir a interação, o entretenimento e informação para o público, com batidas ora dançantes, ora pesadas ou modernas. A cada, é possível identificar uma ou mais das suas principais influências musicais. Durante os shows, o grupo faz questão de homenagear os nomes consagrados do rap nacional, i nterpretando trechos de seus clássicos.  

Batalha do Beco

Em 2011, o grupo estava entre os precursores da conhecida e extinta Batalha do Beco, que ao lado da Batalha do Santa Cruz, foi uma das mais importantes batalhas de MC’s de rua na capital. Lá, foi o berço de grupos de rap da nova geração como, por exemplo, Costa Gold e Primeiramente.

OPÇÃO DE DEFESA

Facebook

YouTube

Instagram

Sharing is caring!

Deixe um comentário