Ritmo e Fundamento – Grandmaster Flash & The Furious Five

Grandmaster Flash & The Furious Five

Por Thiago Ultra

O ano era 1979… 6 jovens moradores do South Bronx , New York City se juntaram e deram inicio a um formato diferente para grupos do ainda jovem Rap. O grupo era formado por Grandmaster Flash (o Dj e comandante da nave), e pelos mcs Melle Mel, The Kidd Creole, Keith Cowboy, Mr. Ness/Scorpio e Rahiem Grandmaster , é um dos grandes revolucionários do “Ritmo e Poesia “,  a ele foi atribuído 3 invenções que todo Dj do mundo usa até hoje, são elas : Backspin , Punch phrasing e Scratching ¹.

Em 1979  Grandmaster era apenas um jovem de 21 que estava preocupado em fazer o pessoal dançar durantes as festas que rolavam nos guetos de Nova york. Uma das características dos seus sets, era o gesto de entregar o microfone para algum dos dançarinos para que o mesmo pudesse improvisar uma poesia, ou uma música em cima de um instrumental (não é errado pensar que assim nascia o que conhecemos hoje como freetyle ).

Da união entre Grandmaster e os seus cinco parceiros mcs, nascia o Grandmaster Flash and the Furious Five, grupo de muito sucesso no começo da década de 1990.

Um dos primeiros singles do grupo foi o som “We Rap More Mellow” , que erroneamente foi creditado a um grupo chamado “The Younger Generation”. O primeiro single oficial assinado pelo grupo saiu no mesmo ano de 79, intitulado Superappin’ , que era como um “cartão de visita” , onde os 5 mcs se apresentavam e mostravam suas habilidades perante o microfone…em um dos versos o grupo afirma “ We Are The Best As You Can See – Nós somos o melhor como você pode ver”.

Apesar do grande sucesso e da grande capacidade que os 6 artistas tinham, o grupo teve breve duração , se desfazendo pela primeira vez em 1983 , um ano depois  do lançamento do álbum “The massage “ , que continha a faixa de mesmo nome do disco ,que por muitos é considerado o Rap mais influente de todos os tempos.

Em 1987 o grupo se reuniu, e gravaram o segundo e derradeiro álbum do grupo , intitulado “On the Strength “  que curiosamente não contou com a contribuição de  Keith Cowboy .

Ao longe dos anos a música The Massage já teve inúmeras regravações, já foi trilha de jogos de videogame e trilha de comercias.

1 Na verdae a prática do  Scratching existe desde a década de 40 , quando os Djs eram os grandes responsáveis pela seleção musical das rádios , mas foi  Grandmaster o primeiro responsável em colocar essa prática em uma música de Rap , isso em 1981 , no som “The Adventures Of Grandmaster Flash On The Wheels Of Steel”.

Thiago Ultra é poeta, blogueiro e radialista e assina semanalmente a coluna Ritmo e fundamento no Polifonia Periférica.

Sharing is caring!

Deixe um comentário