Contagem Regressiva – Episódio 1- Remoções – minissérie aborda os impactos sociais que a realização desse megaevento causou para a cidade carioca.

Contagem Regressiva

O Rio de Janeiro sediará as Olimpíadas do Rio de Janeiro em Agosto de 2016. A minissérie Contagem Regressiva aborda os impactos sociais que a realização desse megaevento causou para a cidade carioca.

Episódio 1: Remoções

Na história do Rio de Janeiro as remoções forçadas foram políticas públicas usualmente exercidas contra sua população negra e pobre. A partir do dia 02 de outubro de 2009 esse processo se acentuou: a cidade carioca foi escolhida para ser sede dos Jogos Olímpicos. A Prefeitura passou a alegar que as remoções eram para dar lugar a parques esportivos olímpicos e a obras viárias ligadas aos Jogos, como a Transoeste, Transbrasil e Transolímpica. E quando se tratavam de áreas que não se encaixavam nesses casos, a justificativa mais usada era de que as remoções se dariam por risco ambiental. De 2009 até 2015 foram 22.059 famílias removidas totalizando cerca de 77.206 pessoas, segundo Dossiê do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro. O reassentamento, quando ocorre, é em locais distantes, como por exemplo o bairro de Cosmos, a 70 km do centro do Rio, onde há insuficiência de transporte, escolas e hospitais públicos.

Realização:

Justiça Global: http://global.org.br/
Couro de Rato: http://couroderato.com.br/

Sharing is caring!

Deixe um comentário