O Antiético – Não seja ingênuo: O racismo é fruto da inteligência e não falta dela.

Flavio Antiéticos

Por Flávio Antiéticos

“Racismo é sim fruto da inteligência e não falta dela como andam dizendo por aí. Discordo absolutamente da suposição de que racismo seja “falta de inteligência”. Primeiro, Racismo é um instrumento de poder, e pra isso, sua manutenção é muito bem raciocinada, racionalizada, pensada, sentida e experimentada. Seríamos ingênuos se acreditássemos nesse papo furado. Afinal, o nazismo também não foi um sistema racista e que tomou quase a Europa inteira?

O racismo como sendo um pilar de sustentação e uma redoma que conserva intacta a estrutura de poder sempre conta e sempre contou com diversos intelectuais, de Nietzsche à Rui Barbosa, de Karl Marx à Gilberto Freyre. O sistema escravista, a política em curso do embranquecimento, o capitalismo. Todos esses esquemas tem a razão, logo ciência, como base munidos por um arcabouço jurídico-legal.

O que acontece é que o racismo se manifesta de diferentes formas, isso faz com que racistas tenham diferentes atitudes do sul do Brasil ao norte, de leste a oeste, da Pavuna ao Leblon, encontraremos manifestações do racismo mais sofisticado ao mais arcaico nos níveis mais moderados aos mais radicais. Portanto, não podemos enquadrar tudo numa caixinha e simplesmente reduzir uma força opressora que modela a sociedade ocidental desde o seu ventre, invadiu e forjou nações, eliminou multidões e ainda assim deixou seus autores na condição de heróis, como uma mera “falta de inteligência”, tá ligado? Seria falta de inteligência nossa achar que o racismo não é precisamente elaborado, cuidadosamente planejado e/ou meticulosamente arquitetado. Mecanismos de espoliação e morte em todos os níveis, que nos introjeta ódio por nós mesmos e ódio por nossa origem. Os que produzem essas crenças são ovacionados como sendo o sinônimo de beleza e bondade, se colocam e reforçam ostensivamente por todos os meios a “graça” de sua imagem. Não seja idiota em achar que racistas são burros, porque não são!”.

O Antiético – é a coluna que divulga os textos publicados por Flavio Antiéticos em sua página no Facebook. Flávio é cientista político e rapper integrante do grupo Antiéticos.

Sharing is caring!

Deixe um comentário