Desfile de Moda Afro – Griffe Cara Preta – CEDIM – 04/08

Griffe Cara PretaLançamento  da  1ª  coleção de moda  Cara Preta – primavera/verão  2015  — no CEDIM – dia 04 de agosto a partir das 17hs

Vestir-se de moda afro-brasileira é vestir-se da história. Compreende-se, assim, que a moda enquanto fenômeno social, econômico, cultural, e comportamental de produção simbólica, é uma ferramenta importante para a construção de nossa identidade e se torna cada vez mais presente no cotidiano das sociedades modernas, interferindo, transformando e remodelando-as.

Quando se observa a moda contemporânea tem sido visível no processo criativo dos designers, uma busca de referências em diversos grupos étnicos representados em forma de estampas ou de réplicas de vestimentas que, ao serem utilizadas, fazem com que o sujeito se identifique, e busque uma forma de interagir com determinada cultura. As peças desenvolvidas, embora possam estar vinculadas ao passado, ganham novos sentidos através do olhar do designer e dos consumidores do presente. O uso de roupas que trazem elementos de outras culturas e de outras épocas representa uma parte da identidade do indivíduo, ou seja, o sujeito se reconhece, pelo menos no momento em que escolhe aquela vestimenta, como pertencente a uma realidade muitas vezes não vivida por ele, mas que ele compartilha através do uso de alguma peça, afirmando dessa forma sua criatividade e individualidade ou até mesmo sinalizando uma associação ou posição dentro de um grupo ou cultura.

Nessa perspectiva a moda afro-brasileira tem relevância pelo fato de dar a oportunidade ao designer de se desvincular dos padrões estabelecidos pela moda, ou seja, o criador das peças e dos adornos acaba por produzir alternativas ao coletivo com possibilidades de mais ousadia por se pautarem em questões que não se limitam somente ao universo das tendências e se destaca pela busca da identidade em contextos legítimos da sua cultura, na contramão das tendências hoje globalizadas.

Dessa forma, ele se torna capaz de propor produtos que não são tão previsíveis, interferindo em nossa subjetividade de uma maneira inovadora, já que oferece novas soluções que escapam daquilo que já está saturado. E as pessoas que consomem esses produtos, por sua vez, enxergam nessas peças um referencial e se identificam. (Texto de Referência: http://associacaodamodaafrobrasileira.blogspot.com.br/2012/10/relevancia-da-moda-afro-brasileira.html)

A Cara Preta vem com essa proposta de ousar, de refletir-se em si mesmo. De buscar inspiração nos traços fortes e em sua espontaneidade. O projeto da criação da grife se baseia não com foco na moda em si, e sim no conceito de mostrar através da moda o orgulho de ser negro. Vista-se de si mesmo, vista CARA PRETA!

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