AS HIPER MULHERES: Documentário retrata ritual indígena feminino

Imagem do filme As Hiper Mulheres
Imagem do filme As Hiper Mulheres

Por Débora Spitzcovsky

Está disponível em DVD e Bluray o premiado documentário brasileiro As Hiper Mulheres, que mostra um famoso ritual de canto feito apenas por mulheres da tribo indígena Kuikuro. A obra foi produzida pelo projeto Vídeo nas Aldeias

Depois de ser premiado, em 2012, em importantes festivais de cinema do Brasil, Hollywood, Vancouver e Amsterdam, o documentário As Hiper Mulheres: Itão Kuêgü é lançado em DVD e Bluray.

O filme, que mistura realidade e um pouco de ficção, conta o drama de um velho índio da tribo Kuikuro que, com receio de que sua esposa venha a falecer em breve, pede para que a comunidade realize para ela, pela última vez, oJamurikumalu, um famoso ritual de canto, feito apenas pelas mulheres do grupo. As moças, então, começam a ensaiar, mas têm dificuldades, porque a única cantora que, de fato, sabe todas as músicas da cerimônia está muito doente.

No desenrolar da história é possível conhecer mais a respeito da realidade dos índiosdessa tribo, localizada no Alto do Xingu, em Mato Grosso: as músicas tradicionais e sagradas, o cotidiano, o bom humor e as relações de gênero.

O longa-metragem faz parte do projeto Vídeo nas Aldeias, criado por Vincent Carellipara introduzir a produção cinematográfica nas aldeias indígenas brasileiras. Assim, As Hiper Mulheres foi filmado pelos próprios Kuikuros, com direção dos cineastas Takumã Kuikuro e Leonardo Sette, além do antropólogo Carlos Fausto.

Fonte: Planeta Sustentável

Sharing is caring!

Deixe um comentário