RÁDIO INTERFERÊNCIA – uma rádio livre

Radio Interferência[dropcap font=”arial”]A[/dropcap]Rádio Interferência é uma rádio livre criada nos anos 80 pelos estudantes de comunicação da UFRJ, levando em consideração um modelo alternativo de meio de comunicação. A rádio funciona desde 1985 e passou ao longo dos anos por inúmeras mudanças de organização e funcionamento. Atualmente é auto-gerida por um coletivo horizontal sem patrulha ideológica ou estética, para que os diferentes discursos possam coexistir e toda experimentação possa ser feita, abrindo espaço para novas expressões artísticas e culturais.

Os programadores têm total liberdade de criação dentro do seu espaço na grade de programação (um programa semanal de uma hora de duração). A sustentação financeira é arduamente obtida através de uma taxa semestral (não obrigatória) de 30 reais paga pelos programadores e por meios de arrecadação alternativos, como eventos, venda de camisetas e doações. Não são veiculadas propagandas na Interferência.

A rádio tem também como objetivo promover eventos de música e vídeo independentes, e discussões sobre cultura digital, direitos autorais, monopólio da comunicação e indústria fonográfica, entre outras.

Para ficar por dentro da programação da rádio, acesse: http://radiolivre.org/interferencia

UMA EMISSORA LIVRE, POR VONTADE PRÓPRIA E FALTA DE REGISTRO OFICIAL

Rádio Interferência
Galera da rádio Interferência

Existem muitos conceitos para o termo “rádio livre”. De uma forma geral, uma rádio livre é uma emissora de baixa potência que procura trocar o conceito de broadcasting pelo de multicasting, onde todo cidadão além de ouvir a rádio, pode participar ativamente da sua construção e ser um programador.

 As rádios livres desempenham um papel fundamental na democratização dos meios de comunicação e na diversificação do espectro eletromagnético. São modelos de uma comunicação efetivamente social, mesmo sem ter esse compromisso, pois atuam em conjunto com a população para um bem comum.

 A transformação social de uma população habituada a se relacionar e a construir diretamente seus meios de comunicação é muito mais veloz do que em sociedades dominadas pelo broadcasting,onde as opiniões são previamente selecionadas e as idéias já chegam manipuladas ao espectador. E sendo considerada a mídia como o quarto poder, quanto mais próximo ao povo este se encontra, mais justa é uma sociedade.

A rádio Interferência defende que o espectro eletromagnético é um bem público a ser utilizado por todos, da mesma forma que o ar por onde ele circula. Utilizando uma potência de transmissão baixa é possível que cada bairro tenha, no mínimo, sua própria rádio, inclusive utilizando a mesma freqüência sem riscos de mútua interferência. E, sendo o espectro ilimitado, há certamente espaço para todos.

O Polifonia Periférica visitou a Rádio Interferência e conversou com alguns de seus locutores que falaram um pouco sobre seus programas e sobre a rádio. Confira o áudio do bate-papo.

Sharing is caring!

Deixe um comentário