Filme Manifestação Professores RJ – Causas e Efeitos

Manifestação professores - Foto: Pablo-VergaraFoto: Pablo Vergara

O Filme “Manifestação Professores RJ – Causas e Efeitos” (DOC, RJ, 2013, 07:14min) é uma documentação coletiva que registra as manifestações populares em apoio aos profissionais da educação no Rio de Janeiro. A narrativa aborda os acontecimentos da greve dos professores estaduais e municipais do Rio de Janeiro. No dia 28 de setembro os educadores que ocupavam a Câmara Municipal foram expulsos de forma truculenta por policiais militares. A partir daí, uma série de manifestações ocorreu na cidade, todas sempre precedidas de confrontos violentos entre policiais e manifestantes.

No dia 15 de outubro — Dia do Professor — o ato em defesa de uma educação pública de qualidade reuniu milhares de pessoas na Cinelândia, Centro do Rio, quando mais de 200 pessoas foram detidas após confrontos iniciados pelo ataque da polícia contra os manifestantes. Grande parte das pessoas foi atingida de surpresa pelas bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha. Muitos relatos e vídeos que circulam na rede mostram que tiros de armas letais também foram efetuados por policiais e ao menos uma pessoa foi atingida. Entre os detidos, várias pessoas foram autuadas com base na nova Lei do Crime Organizado (Lei 12.850/2013), aprovada em agosto desse ano, um mecanismo de criminalização das grandes manifestações deflagradas a partir de junho em todo o país.

As imagens foram produzidas a partir de um trabalho coletivo, realizado por profissionais que acreditam que o momento conturbado e de instabilidade política que vivemos no contemporâneo é resultado da violência e das arbitrariedades cometidas pelos governantes e as forças de repressão do Estado. Abrir um canal de diálogo com a população é uma demanda urgente que os políticos insistem em ignorar. Assim, os comunicadores que vêm documentando as manifestações populares na cidade defendem o direito à livre manifestação e acreditam na voz de cada indivíduo como uma arma na luta por direitos, que deve ser respeitada e garantida num Estado democrático.

Trabalho Colaborativo

Equipe: Leonardo Harim, Renan Silva, JV Santos, Gê Vasconcelos, Wagner Novais, Gustavo Guimarães, Eduardo Santos, Jonas Rosa, Marcelo Scofield, Leo Lima, Felipe Vianna, Micael Hocherman, Rafael Martineau, Ciro Mello, Victor Domingues, Marina Gondin

Musicas: Eddu Grau – A grande mentira. Cidinho e Doca – Rap da felicidade

Sharing is caring!

Deixe um comentário