Rapper paulista ISSA PAZ Fala sobre seu recém-lançado EP “Essência”

A criativa e combativa rapper paulista Issa Paz iniciou sua trajetória no rap com apenas 12 anos de idade descobrindo a cultura por intermédio por amigos. Deu seus primeiros passos ouvindo, Racionais, Shawlin, Dina di, Rafuagi e tupac que até hoje são suas grandes referências.  Ao completar 21 anos, no dia 4 de setembro, Issa Paz lançou seu primeiro EP intitulado “Essência”. O CD é composto de sete faixas sendo a primeira uma introdução. Com letras bem estruturadas e consistentes embaladas por beats envolventes, Issa Paz lança seu EP em um momento de amadurecimento de sua trajetória e idade. Desde 2006 Issa integra o grupo Rimologia. Confira a entrevista concedida pela rapper ao Polifonia Periférica.

PP – Como e quanto tempo durou todo processo de produção de seu CD? Quais as maiores dificuldades?
Issa Paz – O tempo de escrita, escolha e separação dos sons, gravação e produção pode ser somado de mais de 3 anos. Mas foi bem intercalado. Ao mesmo tempo em que me dedicava ao Rimologia eu também compunha musicas solo. Foi uma juncas dessas melhores musicas e nos últimos 8 meses, uma preparação exclusiva para a EP. Minha maior dificuldade foi parar um pouco com os projetos do Rimologia e me dedicar ao meu trabalho Solo.

PP – Quais são as temáticas abordas nas letras e qual o critério de escolha?
Issa Paz – As temáticas variam bastante ao mesmo tempo em que se encontram com minha perspectiva de mundo. Desde uma singela declaração de amor aos poetas em “Homenagem à Poesia”, como uma homenagem à música negra e ao RAP em “Magia Negra”. Além disso, me coloco em debates filosóficos e psicológicos em “Periferia da Mente”, “Jogo de Estratégia” e “Revolu São”, sem perder o tema de protesto e mensagem da “Pangeia” em nenhum aspecto. Todos esses sons colidem com minha forma de ser e de pensar, por isso o nome do disco é Essência.

PP – Infelizmente ainda há muito machismo no Hip Hop, assim como na sociedade. Como é ser uma rapper e lançar um CD em um meio tão marcado pela discriminação? Qual a importância do seu CD dentro desse cenário?
Issa Paz – O machismo é muito forte no rap e não só no RAP, na sociedade inteira. Ainda somos oprimidas. Isso só me dá mais forças para continuar cantando, mostrando meus ideais, lutando por libertação e igualdade.

PP – Como está sendo a aceitação do CD? Está dentro da sua expectativa ou está te surpreendendo?
Issa Paz – Está sendo muito boa. Ainda não chegou aonde eu gostaria que chegasse, mas todo começo é mais devagar. É bem difícil fazer tudo sozinha. Não tenho tanto tempo livre pra me dedicar a isso quanto gostaria. Mesmo assim o CD apresentou números significativos em menos de um mês de lançamento e varias pessoas mostraram que gostaram do CD. Tive criticas muito positivas até agora :D

PP O que representa para você o CD “Essência”?Issa Paz – Representa meu começo, meu inicio de trabalhos e minha apresentação no cenário do RAP NACIONAL. Já estou na caminhada há quase 10 anos, mas como esse é meu primeiro trampo na “rua”, me sinto sendo apresentada ao RAP.

PP – Dois motivos para ouvir “Essência”?
1 – Conhecer novos conceitos dentro do RAP
2-  Entender um pouco do mundo e do que é essencial.

PP – Deixa uma mensagem final.
Issa Paz – Muito obrigada a todos do Polifonia Periférica pela oportunidade. A periferia é grande, mas cabe no meu coração com certeza, tamo junto pela mesma causa, INFORMAÇÃO, LIBERTAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO E REAÇÃO! Aguardem por mais trampo, em breve tem lançamento!

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/playlists/9886128″ params=”color=ff6600&auto_play=false&show_artwork=true” width=” 100%” height=”450″ iframe=”true” /]

Sharing is caring!

Deixe um comentário