Documentário sobre Comunidade Dandara (BH) mostra resistência dos moradores

Documentário mostra os quatro anos de luta dos moradores e traz depoimentos de quem ajudou nesse processo

A comunidade Dandara, localizada no Bairro Céu Azul,em Belo Horizonte, é tema do documentário produzido pelo cineasta argentino Carlos Pronzato que conta os quarós anos de história da comunidade e traz depoimentos de apoiadores e moradores.

Atualmente, cerca de 1200 famílias moram na Comunidade que começou na madrugada do dia 09/04 de 2009 com 150 famílias. O nome Dandara é uma merecida homenagem à companheira de Zumbi dos Palmares, a ação foi realizada conjuntamente pelo Fórum de Moradia do Barreiro, as Brigadas Populares e o MST. A ação faz parte do Abril Vermelho, em que se reforçam as lutas sociais pela função social da propriedade e inaugura em Minas Gerais a aliança entre os atores da Reforma Agrária e da Reforma Urbana.

Segundo Matheus Blach, Dandara traz dois diferenciais. O primeiro é o perfil rururbano da ação, que reivindica um terreno de 40 mil metros quadrados no bairro Céu Azul, na periferia de Belo Horizonte. A ideia é pedir a divisão em lotes que ajudem a solucionar o passivo de moradia de Belo Horizonte, hoje avaliado em 100 mil unidades, das quais 80% são de famílias com ganhos abaixo de três salários mínimos. E também contribuir na geração de renda e na segurança alimentar, ao adotar-se um sistema de agricultura periurbana, em que cada lote destine uma área de terra possível de se tirar subsistência ou complemento de renda e alimentação saudável.

[tip direction=”s”]A nossa luta aqui vale mais que ouro em pó.[/tip]

Sharing is caring!

Deixe um comentário