Cartel De Santa – o rap e as rimas das ruas do México

Por Skinny Molina

Grupo de rap de Santa Catarina, Monterrey Nuevo Leon México. O grupo foi formado em 1996, quando MC Babo (Eduardo Davalos de Luna, vocalista) e outros membros subiram para cantar um rap no improviso. O grupo tornou-se famoso em 2002, quando eles lançaram seu primeiro álbum intitulado  Cartel de Santa, em homenagem ao grupo. O álbum incluía canções que se tornaram hits, tais como “Asesinos de Asesinos”,  “La Pelotona” e  “Todas Mueren Por Mí”. No entanto, o álbum mais importante de sua carreira, foi lançado um ano mais tarde, em 2004, chamado Cartel de Santa Vol II, que incluiu canções como “Bla Bla Bla”, “Santa Muerte” e “Micro Pain” (com Julieta Venegas). Em 2006, o Cartel de Santa gravou seu terceiro álbum chamdo Cartel de Santa, Vol. Prohibido que incluía os singles “Cheka Wey” e “Hey, Si Me Vem”. Poucos meses depois, MC Babo foi preso por matar um membro de uma gangue. Devido a isso, o grupo lançou um álbum compilação, Cartel de Santa, maior sucesso. MC Babo foi libertado nove meses depois, em janeiro de 2008. Em maio de 2010, eles lançaram o álbum chamado Vol. V: Síncopa. O primeiro singles foram “El Ratón Y El Queso”, “Traficando Rimas”, entre outros. Cartel de santa é caracterizada por rimas de rua reais, sentimentos de frustração, ódio, mágoa e amor que vivem em sua vida quotidiana, caracterizado por sua irreverência na linguagem típica mexicana em seus vídeos mostrando seu estilo de vida e sua cultura.

O grupo é composto por Eduardo Davalos de Luna, vocalista, também conhecido como MC Babo, Rowan Rabia, conhecido Monoplug ou simplesmente Mono (composição musical) e Mery Dee Live (colaborações musicais).

Skinny Molina é colombiana da cidade de Bogotá é colaboradora do Polifonia Periférica não só com matérias de seu pais (Colômbia), mas também com matérias de outros países da América latina. 

Sharing is caring!

Deixe um comentário