A tribo do som recebe RACIONAIS MC´s em Salvador Bahia

Por Negro Davi – Programa Hip Hop Vai Além

O programa Hip Hop Vai Além vai ao ar todos os sábados às 14h: 30min, na direção de Negro Davi, na Radio WD

Salvador recebeu o show de um dos grupos de Rap mais  influente do Brasil, Racionais Mcs. O time veio completo  com Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e DJ kljay e ainda se deu ao luxo de trazer convidados especiais como: Helião (Rzo) e Linno Crizz  além do grupo de Rap Okaris de Salvador, que subiu ao palco com eles no show realizado no dia 15 de junho na casa de show Wet´n Wild situada na Avenida Paralela em Salvador. A primeira  atração a se apresentar  foi a banda Afro Man, seguida  do grupo de reggae Adão Negro que convidou o grupo de rap local Quatro preto para dividir o palco com eles. Por motivos desconhecidos  até o momento, não sabemos o porquê de não  acontecido o show de um dos ícones  do reggae baiano o cantor Edson Gomes, mas nada tirou o brilho do evento nem a felicidade de ver unidos pai e filho, ou seja, o reggae e o Rap, Ritmos que  surgiram nos guetos jamaicanos.

Antes de trombar com os Racionais batemos um papo com Serginho da banda de reggae Adão Negro, que falou do projeto Adão Negro nas escolas nas quais realiza apresentações sem ganhar cachê.

Racionais da coletiva para  os três programas de hip-hop de salvador

Antes de subir ao palco os Racionais Mc receberam no camarim os três  programas de hip-hop  em atividade  em Salvador-Ba para  uma entrevista coletiva. Esteve presente o programa  Hip-Hop vai Além que tem apresentação de  Negro Davi na Radio WD do bairro de Pernambués , acompanhado pelo cinegrafista da TV Gap Felipe Mota e Jean silva , o programa  Evolução Hip-Hop apresentado por  DJ branco na Educadora  FM  e o programa Esfera hip-hop, apresentado por  Mano Tesoura, Jason e Pablo Roberto na 88 FM.

A entrevista, que durou aproximadamente 35 minutos, foi bem construtiva e foi possível abordar diversos temas relevantes da atualidade do Brasil como: juventude negra, criação de um partido Negro, nova geração do Rap, grupos que surgem na internet, novo momento dos Racionais, governo, novo cd dos grupos, educação para o povo das periferias, Rede Globo, política, redução da  maioridade penal e manifestações  no Brasil  .

Mano Brown  foi o que mais foi perguntado pelos entrevistadores no começo da coletiva, mas ele fez questão de ressaltar a um dos jovens do Fenajune, que participou da coletiva,  que as perguntas seriam direcionadas não só ao Mano Brow, mas  sim ao Grupo Racionais Mcs. Atitude  que demonstrou  que o grupo está cada  vez mais forte,

Novo CD disse Também  que  Racionais nunca vai acabar que Racionais ta ampliando e que o cd que cada um esta preparando esse ano não é uma separação  se pra muitos é uma separação, pra eles é ampliar o alcance e o disco que ano que vem é a continuação  .

Televisão, Rede Globo – Mano Brown disse que não tem  porque ir a globo, mas agora  que reconhece a força da televisão, disse que a Globo é coisa do Brasil e por isso  tem que ser útil para o Brasil  tem que exigir da Globo coisa pro povo.

DJ Kljay (Racionais Mcs), disse  que cada um tem que descobrir seu talento individual dentro do movimento hip-hop.

Sobre Educação

Mano Brow disse que no dia que o Brasil resolver a educação resolve o problema do Brasil. Na opinião do Rapper o  ensino tem que ser de gratuito, educação tem que ser de graça, faculdade tem que ser de graça  se a massa fosse instruída e estudasse o Brasil seria sempre mais rico.

Redução da maioridade  penal 

Mano Brow  disse que é contra porque no dia que o Brasil der condições de vida  ao jovem  que está a margem da sociedade para eles serem o que o Brasil quer que eles sejam,  o Brasil pode punir da maneira que achar que é justo, mas  como não dão essa condição,  não é justo puni-los da maneira  que o Brasil quer. Finalizou falando  que desse jeito vão buscar moleque pobre dentro de casa e um dia iria buscar na barriga da mãe.

O Palco o show

Mais uma vez os Racionais em salvador Bahia, na cidade mais negra do Brasil, na Bahia de Marighela o líder que foi homenageado por Mano Brown na musica que ganhou premio na MTV com o videoclipe. A ansiedade tomava conta do publico que queria  matar a saudade,quando o grupo iniciou o show  com a musica “a mente do vilão”,  a multidão foi ao delírio e pôde cantar  diversas músicas bem conhecida que está sempre na boca  do público como: Negro Drama,Vida loka, diário de um detendo, Jesus chorou, da ponte pra cá e a nova That’s My Way, musica  nova que Edi Rock gravou com seu Jorge e outras .

 

Sharing is caring!

Deixe um comentário