Black 49 – rap politizado e consciente da Angola

Grupo de rap da Angola fala sobre sua história e seu ultimo trabalho “Xutus e pontapés”

Rociclei, do Polifonia Periférica, conversou  de forma descontraída  no Facebook com Flavio Silva um dos integrantes do grupo de rap Angolano da cidade de Luanda “Black 49”. Flavio falou  um pouquinho sobre a história do grupo, suas principais influências e sobre a mixtape “Xutus e pontapés” que acabaram de lançar. Confira a entrevista curtinha mais interessante.

Quando e como surgiu o grupo?

O  grupo foi formado por Djay da Black e Black Moon que são os dois membros principais, aonde os dois já vinham com a sede de hip hop de zonas diferentes e por ironia do destinos tivemos a sorte de sermos vizinhos no bairro onde residimos agora e onde nos unimos e criamos o grupo em 2004. No principio era Black Máfia, que por outros motivos passou a se chamar Black 49 isso devido a nossa rua que é a Rua 49.

Quais as influências musicais de vocês?

Eu pessoalmente gosto muito de hip hop e sou do tipo que se preocupa com o mesmo, admiro muito rappers que se preocupam com a escrita, ou seja,  aqueles se preocupam com a mensagem que possam transmitir com a sua musica. Quanto a influencias propriamente dita, gosto de Jay z, Busta Rhymmes, M.O.P. Lusofonial curto muito MV Bill, Boss Ac, Valete, Hallowen, Nga…resumindo, todos aqueles rappers e não como cantores de outros estilos que fazem musica de verdade pra mim servem de influência, ex Nativuts, seu Jorge…gosto de música

Agora quanto ao grupo, a nossa vertente é mais hardcore…,ou seja, como eu digo um undeground da nova geração…musica é vida e sendo vida na mesma vivemos momentos…então a nossa ideia é retratar fatos vivencias, poder ajudar as pessoas com as nossa musicas ou seja poder motivar as pessoas com a musica

Quais os principais trabalhos do grupo?

Trabalhos…é assim eu sou apologista de que a pessoa pra fazer alguma coisa tem que ter conhecimento daquilo que está fazendo, ou seja, não ficar no alheio…com isso quero dizer que ao longo desses anos passados tiramos poucos projetos visto que  estávamos ainda em uma fase de divulgação como rappers , ou seja, o que queríamos fazer como grupo , mas em 2006 fomos tirando várias musicas, mas musicas essas que não faziam parte de projeto algum, apenas singles promocionais. Já em 2008 saiu a minha primeira mixtape solo de initulada “Visão e skillzz”. Ao passar dos anos fomos trabalhando mais, tirando outros singles como “Puro sentimento” de black moon.Em 2010 começamos a trabalhar em um maxi single , só que por outros motivos decidimos adiar…nesse momento estamos a trabalhar na mixtape  “Xutus e pontapés”, isso como grupo, Conteúdo Explicito, que é a minha música que já tem um vídeo promocional no youtube http://www.youtube.com/watch?v=nCQVRXajblA, e também a mixtape solo de Black Moon  J Fashion (Black49) – conteudo explícito. HD.

O que você pode falar sobre a nova mixtape que estão lançando?

Primeiro vou falar do titulo que é “Xutus e pontapés” é o nome de uma banda de rock português…quem surge com a ideia de colocar este nome como titulo da mesma foi o Black Moon, no principio acheium pouco estranho para a mixtape, mas com passar do tempo comecei a gostar e achei muito sugestivo e era mesmo o que precisávamos, pois tem algo a ver com a nossa ideologia no rapper , porque a palavra tem muito impacto, pois mal saiu a mixtape e as pessoas já se familiarizaram com o nome. Ela transmite a ideia de hardcore…quanto ao conteúdo musical da mesma, podemos dizer que nela as pessoas encontrarão uma variedade de temáticas que vão de acordo com a sociedade, ou seja, situações que nos deparamos todos os dias, como por exemplo a musica “Lutador ft Clarisse” que é uma musica onde procuramos motivar aquelas pessoas que tem dificuldades na vida, ou seja, dar um apoio moral. Temos também a música “Conversa com deus” , “Miúdas da banda”. Resumindo:  o que vimos, vivemos, as nossas batalhas e vitorias procuramos canalizar isso na musica para que sirva de exemplo e força pra outros.

Para conhecer um pouco mais do trabalho do grupo acesse: https://soundcloud.com/black49niggazzz

Confira o teaser  de uma das música do grupo Angolano Black49

Sharing is caring!

One thought on “Black 49 – rap politizado e consciente da Angola

  1. Grande intrevista e grandes cenas (como a musica Ñ a tempo para esplicações)e curti da cena, Bwe hard confirmo e assino embaixo é nos,JFASHION só faltaram os sharauts para os niggas!! é nos basei.

Deixe um comentário