Vamos celebrar a vida. Que venha 2012 !
No dia 27 de julho foi ao ar o blog Polifonia Periférica, com o objetivo de mostrar as produções, criações e inovações artísticas, culturais e sociais da periferia, e suas respectivas linguagens e vozes. Cinco meses depois, o Polifonia Periférica conseguiu atingir mais de cinco mil acessos, sem qualquer esquema estruturado de divulgação, contando apenas com a boa vontade dos amigos que leram e recomendaram a publicação. Muito mais do que divulgar o que as comunidades criam, percebemos que a página acabou se articulando a outros companheiros, instituições, artistas, anônimos e ativistas, tornando-se mais um elo da uma grande cadeia colaborativa de resistência.
Assim, queremos agradecer a todos que neste pouco tempo de atividade nos apoiaram, pelos milhares de e-mails que recebemos, as críticas, as sugestões, elogios e, principalmente, o incentivo.
Sabemos que a periferia continua sangrando e por isso muito ainda tem que ser feito. Há muito o que transformar, ideias a serem espalhadas e mentes a serem esclarecidas. O “ontem” não há como mudar, mas o amanhã, esse sim, podemos mudar sempre, pois só depende de nós.
Nosso destino e nossa história nos pertence e cabe a nós, somente a nós, mudá-los. Que venha 2012, pois nele estaremos juntos pela arte, cultura e pela vida nas comunidades impulsionados pelo desejo de transformação e plena integração, pois enquanto houver sonho, nada será por acaso.
Lutar é preciso, mas vamos sorrir. Companheiros, o sorriso e a alegria são formas de libertação que estimulam a criação, a imaginação, e estão ligados ao nascimento, aos novos caminhos. O sorriso e a alegria são a celebração da vida.
Então, vamos celebrar a vida. Feliz 2012 a todos.
Deixamos para finalizar o ultimo post do ano a poesia do amigo, companheiro e colaborador Nego Panda.
Pensamentos poéticos
O ano está acabando ,
mais a nossa luta continua,
E se quer ser melhor que os outros
Comece sendo mais cordial
Acredite ,
Quem cala e cruza os braços
Também comete injustiças,
E enquanto houver injustiças
Haverá choro na favela
A lágrima ela
É a expressão da tristeza
Porém, em alguns casos
Também expressa a alegria
Outra coisa, o sonho é a utopia
Que buscamos transformar em realidade
Sorria pois o sorriso é algo
Que encanta e fascina
Mesmo quando dado sem dentes
Cuidado, o beijo
Pode ser o que traiu Jesus
E se o caminho
É uma linha turva
As vezes é preciso pé no freio
Prudência no volante
Pra não tombar na curva
Faça como as rosas se defenda
com espinhos
E atenção o vinagre
As vezes pode virar vinho.
Um grande abraço a Rociclei Silva e a todos os leitores de Polifonia Periférica e muitas realizações em 2012!!!
Obrigado Amigo Egeu. Você tem participação ativa no sucesso do Polifonia Periférica. Vamos juntos em 2012 transformar tudo isso em um grande projeto social transformando mentes e vidas.