Caravana de Oficinas dos Editais do Funk e da Cultura Digital

Lançamento dia 1º/09, quinta-feira, na Cidade de Deus – Jacarepaguá
No CRJ – Centro de Referência da Juventude, às 13 horas
R. José de Arimateia, 80 – Em frente ao Bradesco – Tels. 2332.7175 e 2333.6598

 A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro apresenta, em seu pacote de editais 2011/2012, duas seleções que conferem um alto grau de inovação nas políticas públicas: os que tratam da “Criação Artística no Funk” e o da “Cultura Digital”, com foco nas LAN Houses. São Editais dirigidos a setores da sociedade em situação de invisibilidade social, que historicamente recebiam pouco apoio financeiro para desenvolver projetos culturais ou artísticos.

Para dar suporte à mobilização dos agentes culturais, a Superintendência de Cultura e Sociedade da Secretaria de Cultura realizará Caravanas em 27 regiões do Estado, ao longo de setembro. A ação servirá não somente para divulgar os editais, como também para auxiliar os grupos na formulação de seus projetos, e conscientizá-los da importância de participação dos processos públicos seletivos.

Oficinas e Encontros Participativos para entender os Editais

Está previsto um Encontro Participativo em cada uma destas 27 localidades para trazer à tona ideias que possam se transformar em projetos de inclusão cultural para os jovens das comunidades e das regiões com baixo IDH no estado. Além da apresentação dos editais, serão ministradas oficinas de elaboração de projetos com o apoio do Núcleo de Elaboração de Projetos do Escritório de Apoio à Produção Cultural da Secretaria de Cultura.

A primeira Caravana acontece no dia primeiro de setembro, a partir das 13 horas, no bairro Cidade de Deus, Jacarepaguá, Rio de Janeiro, no CRJ – Centro de Referência da Juventude, na rua José de Arimateia, 80 (em frente ao Banco Bradesco, perto da CUFA), com a presença de toda a equipe da Superintendência de Cultura e Sociedade da Secretaria de Cultura. Dia 3, sábado a caravana estará em Santa Cruz na Associação ser Cidadão, rua Fernanda, 140, centro, em frente a 19ª Adm. Regional.
Investimento em cultura de mais de R$ 40 milhões

A Secretaria de Estado de Cultura – SEC lançou em 11 de agosto o seu maior e mais abrangente pacote de editais. São, ao todo, R$ 40 milhões e 900 mil reais, distribuídos em mais de 40 diferentes Chamadas Públicas. Este é o maior investimento direto em cultura realizado de uma só vez pelo Governo do Rio de Janeiro. O pacote representa um aumento de 440% em comparação a 2008, quando a Secretaria de Estado de Cultura começou sua política de editais.

A cerimônia de lançamento dos Editais aconteceu na Casa de Cultura Laura Alvim, comandada pela Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes. “Fizemos questão de mostrar esses editais juntos, porque acreditamos que as políticas públicas em cultura precisam abranger várias áreas e setores. Esse pacote de editais 2011/2012 busca a abrangência. Queremos apoiar desde a área de patrimônio e memória até setores mais experimentais”, destacou a Secretária durante o evento, que contou com a presença do governador do Rio, Sérgio Cabral.

  • Dia 2, sexta-feira, lançamento em Nova Friburgo, na Sala de Concertos da Sec. Municipal de Cultura
     As 18 horas – Pça. Getulio Vargas, 89, Centro
  • Dia 3, Sábado, em Petrópolis, no Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação
    As 14 horas – Av. Getulio Vargas, 335, Quitandinha.
  • Dia 3, sábado, lançamento em Santa Cruz na Associação Ser Cidadão às 13 horas
    R. Fernanda, 140 – Em frente a SubPrefeitura – 19ª A.R./perto da Praça Dom Romualdo.Para o restante Calendário da Caravanas consulte diversidade@cultura.rj.gov.br 

Sharing is caring!

Deixe um comentário