A ONG – Organização Não Governamental, fundada em 2004, surgiu a partir do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio, coordenadora da instituição. O objetivo é valorizar a arte e a cultura nas vilas e favelas, pesquisando e divulgando os artistas e as manifestações locais. Foram pesquisadas para o Guia Cultural as 226 vilas, favelas e conjuntos habitacionais de Belo Horizonte. Em outros projetos foram pesquisados 08 vilas da cidade de Governador Valadares, 09 regionais da cidade de Sabará , a cidade Santana dos Montes e uma comunidade em Sete Lagoas. A ONG tem também o intuito de contribuir para a redução da discriminação em relação aos moradores de vilas e favelas, promover geração de renda para os artistas, ajudar a prevenir e minimizar a violência, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.
Projetos
Banco da Memória
O Projeto Banco da Memória documenta e divulga a história, os artistas e os equipamentos socioculturais das comunidades. A pesquisa aprofundada já foi realizada em 36 comunidades de Belo Horizonte, uma comunidade em Sete Lagoas, e toda cidade de Sabará, na região metropolitana.
Festival Nacional de Vídeos Favela é Isso Aí – Imagens da Cultura Popular Urbana.
O Festival está na segunda edição, a primeira foi realizada em 2008. O principal objetivo do festival é apoiar e divulgar a produção audiovisual sobre a cultura das comunidades de baixa renda, vilas e favelas. Outra proposta é promover o intercâmbio e a reflexão sobre a diversidade cultural das periferias de Minas e do Brasil.
Vendo ou Troco
O objetivo do projeto “Vendo ou Troco” é incentivar o desenvolvimento do comércio local, através do cadastro e divulgação das atividades econômicas e mão de obra disponível. O projeto piloto é realizado no Alto Vera Cruz e Taquaril, região leste de Belo Horizonte. Os comerciantes foram cadastrados e são enviadas, gratuitamente, mensagens de texto para os celulares de moradores com ofertas de produtos e serviços, eventos culturais, entre outras informações. Será montado também um banco de dados informatizado nas comunidades, para consulta eletrônica de mão de obra e serviços disponíveis.
Estúdio Favela é Isso Aí
O Estúdio Favela é Isso Aí produz e grava CD’s de artistas das comunidades e também o Programa de Rádio Favela é Isso Aí. Já está pronto o primeiro CD, uma coletânea de artistas veteranos, lançada em 2009.
Programa de Rádio Favela é Isso Aí
A ONG tem um programa semanal que vai ao ar todos os sábados, às 14hs, na Rádio Inconfidência (100.9 FM). Em 15 minutos são seis quadros e três músicas. Uma das inovações é que o programa não tem locutor nem entrevistador.
Editora de Livros
A Ong Favela é Isso Aí se tornou uma editora especializada em lançamentos editoriais de moradores de vilas e favelas. O primeiro lançamento foi a coleção “Prosa e Poesia no Morro”.
Coleção Prosa e Poesia no Morro
A coleção “Prosa e Poesia no Morro” contém cinco volumes: “Banco da Memória”, “Receitas da Comunidade”, “Produção Literária”, “Ensaios” e “Mostra de Artesanato”.
Agência de Notícias Favela é Isso Aí
A Agência de Notícias Favela é Isso Aí vem atuando com sucesso na divulgação dos trabalhos artísticos das comunidades, através de jornal impresso; boletim eletrônico; programa de rádio; assessoria de imprensa para eventos e grupos culturais e envio de pautas para os veículos de comunicação.
Site
No www.favelaeissoai.com.br são divulgadas as pesquisas, vídeos e matérias realizadas pela equipe da ONG. O objetivo é disponibilizar as informações sobre manifestações artísticas e culturais da periferia para os internautas.
ONG Favela é Isso Aí: Paula Granja (31) 3282-3816 / 9644-2968
Assista a um vídeo realizado na oficina de animação da ong Favela é Isso Aí.